Aspectos intangíveis em ambientes de inovação do agronegócio
Fecha
2024-04-25Primeiro membro da banca
Krüger, Cristiane
Segundo membro da banca
Quiroga, Oscar Daniel
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os aspectos intangíveis, mesmo que não mensurados financeiramente, são elementos que estão
presentes nas empresas mesmo que intrinsicamente e tendem a desenvolver um papel
importante para o sucesso em organizações. Esse sucesso também acontece em ambientes de
inovação, como as incubadoras, que visam um processo mais inovador. Neste processo
encontram-se as Startups do agronegócio, com o intuito de inovar este setor da economia, as
inovações do agronegócio são capazes de modificar o cenário tanto da agricultura, como da
agroindústria e da tecnologia agrícola. Para que as Startups desse segmento tenham condições
de atingir o desempenho desejado é importante identificar variáveis que possam ser
identificadas, avaliadas, mensuradas e monitoradas no contexto organizacional desses
negócios. Nesse sentido, considerando-se a relevância dos aspectos intangíveis para os
ambientes de inovação ligados ao agronegócio, questiona-se: como os aspectos intangíveis em
ambientes de inovação do setor do agronegócio podem impactar no desempenho gerencial?
Sendo assim, a busca da resposta indica como objetivo geral do estudo, investigar os aspectos
intangíveis em ambientes de inovação do setor do agronegócio, evidenciando o impacto no
desempenho gerencial. A pesquisa enquadra-se como aplicada, tendo como método o indutivo
e a abordagem do problema de forma qualitativa. Em relação aos objetivos trata-se de um estudo
exploratório e descritivo elencando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o
levantamento de dados, para a análise dos dados adotou-se a técnica de análise de conteúdo. O
trabalho embasou-se, na primeira etapa, em uma revisão sistemática de literatura, considerando
os estudos publicados referentes a ambientes de inovação, agronegócio e desempenho
gerencial. A busca dos estudos se restringiu às bases de dados mais conceituadas, Scopus e Web
of Science. Os resultados apontam diversos aspectos intangíveis que podem influenciar no
desempenho gerencial. Esses aspectos foram classificados em dimensões: (1) Intelectual
(Capital Intelectual, Conhecimento Humano, Empatia, Comportamento, Autoconfiança); (2)
Organizacional (Sustentabilidade, Capital Estrutural, Motivação, Habilidades Gerenciais); e (3)
Informacional e de Relacionamento (Inovação, Empatia, Liderança, Autoeficácia). Para a
elaboração dos resultados foram desenvolvidos dois instrumentos de pesquisa, o instrumento
de pesquisa 1 elaborado e validado junto a especialistas da área de pesquisa e atuação
relacionado ao tema de pesquisa e o instrumento de pesquisa 2 desenvolvido com base nos
resultados advindos do instrumento 1 e aplicado aos gestores das startups. Por meio dos
instrumentos de pesquisa foi possível identificar que os aspectos intangíveis possuem
relevância dentro do negócio e que impactam positivamente no desempenho geral das Startups
do agronegócio. O estudo apresenta através dos instrumentos de pesquisa, bem como pelo
modelo teórico de mensuração todas as amarrações que levam aos resultados encontrados.
Como contribuições destaca-se o modelo teórico de mensuração proposto, que faz referência a
uma estrutura hierárquica de apoio a tomada de decisão e pode ser um norteador para os gestores
compreenderem informações que afetam no desempenho gerencial. O fortalecimento para a
literatura e as percepções de especialistas e gestores remetem a uma contribuição prática sobre
as temáticas. Além de agregar valor na linha de pesquisa em Controladoria, os resultados são
sinalizadores na identificação e atenção desses aspectos intangíveis.
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