Uma poética de aproximação: ressignificando a visualidade das imagens de negros escravos e libertos brasileiros do século XIX
Resumen
A presente pesquisa se desdobra a partir de reflexões inerentes às investigações de temas como identidade cultural e a difusão da mesma através de seus discursos. Evocam poéticas visuais que, no âmbito pessoal, constroem-se em meio do processo de instituição da obra, na construção de novas visualidades, ao estabelecer uma aproximação com o espectador que se vê inserido às obras já que as mesmas têm como suporte espelhos. Essas construções artísticas permitem ressignificar fotografias de escravos e libertos do século XIX que são usadas como referenciais imagéticos para as produções artísticas. Utilizam-se características visuais que remetem à técnica de gravura, visto que esta esteve presente em todo o processo de desenvolvimento da poética artística. Assim, no que tange os processos técnicos-metodológicos, a pesquisa remonta ao entalhe (característica da xilogravura) na função de tornar visível a imagem dos retratados nos reflexos do espelho, o qual, primeiramente, é coberto por tinta preta fosca. Conclui-se com a pesquisa, a qual não entendo como acabada, a importância de discutir temas raciais e de identidade cultural trazendo um viés pessoal para a coletividade; bem como na investigação prática, que associa diferentes materiais às características técnicas tradicionais.