Literatura Infantil: a importância do Desenho de Comunicação Visual no processo cognitivo das crianças cegas e de baixa visão
Abstract
Este trabalho é resultado da reflexão sobre o papel do Desenho de Comunicação Visual e sua interdisciplinaridade na Inclusão Social, de forma a ajudar àqueles que necessitam, como é o caso das crianças cegas
e de baixa visão, que por muitas vezes não recebem estímulos adequados condizentes à sua situação. Neste contexto, destaca-se o Desenho
Universal, que prima pelo desenvolvimento de produtos que atendam
ao maior número de pessoas possível, sem distinções. Para melhor entender o mundo no qual estão inseridas estas crianças, pesquisou-se
temas como a Acessibilidade e a Inclusão Social. Com base nestes estudos, o presente trabalho objetiva gerar alternativas e parâmetros para
um material didático para crianças cegas e de baixa visão o qual servirá
como apoio às atividades didáticas em projetos como, por exemplo, o
Estimulação essencial para Crianças da Associação de Cegos e Deficientes
Visuais de Santa Maria (ACDV), como estudo de caso. Através de pesquisas descritivas e observação sistemática in loco, além do apoio das educadoras, geraram-se alternativas, definindo-se, assim, o material didático apresentado como resultado deste trabalho de conclusão de curso.
Acredita-se que o produto atingiu os objetivos propostos inicialmente,
adequando-se à realidade da Associação de Cegos e Deficientes Visuais
de Santa Maria (ACDV), e auxiliando no desenvolvimento e inclusão de
crianças cegas e de baixa visão.