História de vida de uma educadora artífice nas ambiências da educação superior: saberes e fazeres na construção profissional pedagógica
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Data
2024-07-11Primeiro membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Segundo membro da banca
Scott Junior, Valmôr
Terceiro membro da banca
Oliveira, Valeska Fortes de
Quarto membro da banca
Marquezan, Lorena Inês Peterini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esta tese designou-se a abordar o estudo sobre a narrativa biográfica de uma mulher educadora denominada educadora artífice da área do ensino das Artes Visuais. Como processo investigativo, foi abordada a relevância da educadora artífice através dos saberes e fazeres adquiridos, com o objetivo de compreender o desenvolvimento profissional e pedagógico nas ambiências da UFSM. No âmbito da pesquisa, revelam-se as expressões marcantes como ações e movimentos que fizeram parte dos seus contextos e da sua trajetória, desde a infância até a fase adulta. Diante disso, foram demonstradas expressões advindas da memória afetiva da educadora, sujeito de pesquisa, como a experiência e os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, através das manualidades (artes e artesanias) e do contexto de formação intelectual (escolar e ensino superior). Além de dar escuta às narrativas de vida de uma mulher educadora da área de Artes Visuais, de acordo com os objetivos específicos, acompanhou-se como os saberes e fazeres da educadora da área de Artes Visuais estão interligados no seu ofício. Para isso, observou-se o seu desenvolvimento profissional e pedagógico docente e o processo de desenvolvimento dos seus educandos, conferindo as demandas do trabalho da mulher educadora na UFSM através dos seus saberes e fazeres. O estudo abordado pelo método qualitativo incluiu análise de bibliografia, identificação, seleção e classificação dos materiais utilizados pelo sujeito de pesquisa ao longo da sua trajetória formativa. Foram utilizados os procedimentos de apreciação dos materiais bibliográficos e periódicos; entrevistas, relatos de experiências na área das Artes Visuais e pesquisa no contexto profissional e doméstico da educadora biografada. A narrativa sobre a história de vida da educadora artífice compreendeu o seu itinerário percorrido e demonstrou a experiência pessoal e profissional como ações biográficas do sujeito de estudo. Na abrangência formativa, evidenciou-se a autonomia como modo de atuação da educadora para ensinar e aprender, assim como as novas metodologias pedagógicas. Buscou-se compreender e elucidar, desse modo, as questões referentes a conceitos de mímesis e imaginário, entendendo que ambos integram a ficção e o real, fazendo parte das Artes Visuais. Para tanto, buscou-se conceitos referentes aos temas tratados em autores como: Bachelard, Kandinsky, Ricoeur, Josso, Sennett, Richter, Trevisan, Barbosa entre outros.
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