Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de episódios
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Gerhardt, Carla Carine
Fuzer, Cristiane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este caderno didático apresenta atividades para leitura, análise e produção de estórias, cujo
propósito é compartilhar experiências emocionais – os episódios. As atividades aqui reunidas
têm por base princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) com foco na abordagem de
gênero de texto como um processo de escolhas linguísticas que, organizadas em etapas,
realizam um propósito no contexto social. O processo de leitura e escrita é conduzido de
acordo com o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney,
que possibilita a organização das atividades em três momentos básicos: desconstrução do
gênero, escrita e reescrita conjunta, escrita e reescrita individual. O objetivo é envolver os
alunos em atividades de leitura e produção textual as quais possibilitem o ensino explícito e
contextualizado da língua, propiciando, como produto final, uma coletânea de textos
adequados ao contexto em que estão inseridos.
Coleções
- Livros [119]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: