A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
Fecha
2024-06-25Primeiro membro da banca
Santos, João Manuel Casquinha Malaia
Segundo membro da banca
Freitas, Muriel Rodrigues de
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Esta pesquisa de mestrado tem como tema central o ensino de História local. Partindo da
minha realidade enquanto docente do município de Santa Cruz do Sul (RS), proponho uma
intervenção pedagógica a partir da problemática de pesquisa “como a Teoria do Roteiro
apresenta-se enquanto possibilidade metodológica para o ensino-aprendizagem da História
Local que valorize múltiplas narrativas?” Para tal, construí uma cartilha que evidencia a
proposta de intervenção para o ensino de História local, produto final desta pesquisa,
utilizando a Teoria do Documentário a partir das ideias do roteirista Syd Field, pensada e
adaptada para o Ensino Médio. Para fundamentar essa discussão, parto da perspectiva teórica
dos estudos decoloniais e contracoloniais, problematizando a importância de contar outras
histórias sobre a constituição das localidades, que possam indagar narrativas hegemônicas e
envolver os educandos em um estudo de suas realidades enquanto sujeitos históricos. A
proposição foi utilizada também em sala de aula durante uma prática docente com uma turma
de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual. As observações sobre a prática
foram analisadas e foi possível concluir a viabilidade de sua aplicação.
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