Mulheres e silenciamentos – estudos no campo da Educação e da Arte
Abstract
Este trabalho apresenta problematizações acerca de estudos de gênero, especialmente da categoria mulher, bem como o histórico silenciamento de artistas mulheres. Tece diálogos entre autoras tais como: Ana Maria Colling (2014), Michelle Perrot (2015), Cecília Fajardo Hill (2018) e Andrea Giunta (2018) e busca pensar possíveis conexões entre gênero, arte e educação, ao fomentar o pensamento sobre o tema em espaços educativos. Justifica-se pela demanda contemporânea de desenvolver debates relativos à problemática de gênero, particularmente no campo da educação em Artes Visuais, área prolífera na promoção de questões emergentes. A A/r/tografia surge como alternativa metodológica para possibilitar a conversa entre a docência, a pesquisa e a produção plástica, com o auxílio teórico de Belidson Dias e Rita Irwin (2013). Conclui-se que a temática é terreno fértil para o desenvolvimento artístico/humano, e que ao ser problematizada em espaços educativos valoriza gestos minoritários de resistência a tudo aquilo que é da ordem do já instituído.