Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Breunig, Eduarda
Goldschmidt, Andréa Inês
Richter, Luciana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este material didático construído e oferecido aos professores foi produzido no
Laboratório de Ensino e junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências:
Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, como parte do Projeto
“Ensino em ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O material corresponde a uma
sequência didática a ser desenvolvida com alunos de anos iniciais para que os professores
possam trabalhar a partir de dois clássicos infantis já consolidados no universo infantil,
Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. O foco é o desenvolvimento de temáticas
associadas ao ensino de ciências visando promover a alfabetização científica, associando à
própria importância da leitura. Por meio desse enfoque estaremos neste material,
promovendo alfabetização científica por meio das informações e atividades propostas para
trabalhar acerca dos personagens lobo e cateto, mostrando o quanto são importantes na
natureza. A proposta traz as versões reescritas, nas quais o lobo se faz presente, nas histórias
Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos, e nas quais iremos explorar o personagem lobo
guará, pois acreditamos que o mesmo pode constituir uma fonte riquíssima de informações e
conhecimentos da ciência. Abordaremos sobre o nicho ecológico, estado de conservação,
hábitat e características gerais, propondo aulas expositivas dialogadas e contos reescritos
sobre estes animais, bem como atividades lúdicas relacionadas.
Coleções
- Livros [131]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: