Sequências didáticas para a formação docente: recursos digitais para professores dos anos iniciais de São Vicente do Sul
Date
2024-04-25Primeiro membro da banca
Amaral, Janine Bochi
Segundo membro da banca
Reginatto, Andréa
Metadata
Show full item recordAbstract
O seguinte estudo foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em
Rede da Universidade Federal de Santa Maria (PPGTER/UFSM), na linha de pesquisa Gestão em
Tecnologias Educacionais em Rede. Apresenta como problema de pesquisa: Quais os desafios
encontrados e as possibilidades de inserção dos recursos digitais no processo de ensino de
professores dos anos iniciais no município de São Vicente do Sul? E como objetivo geral: Propor a
formação de professores direcionada ao conhecimento, letramento digital e possibilidades de uso de
recursos e ferramentas digitais que visam corroborar com o trabalho docente dos professores dos
Anos Iniciais no município de São Vicente do Sul. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se de
seis etapas distintas, baseando seu procedimento em uma pesquisa de estudo de caso, com
objetivos exploratórios e descritivos, juntamente a uma abordagem qualitativa e de natureza aplicada.
Dessa forma, o referido estudo nos levou a questionarmos a realidade educacional a qual vivencio em
minha rede de ensino. Com isso, a relevância e importância de discutirmos novas ideias, novas
práticas de ensino e, focarmos naquilo que é prioridade no meio educacional, frente a tantas
mudanças que a educação vem enfrentando, principalmente, nos últimos anos. O impacto que a
pandemia trouxe ao nosso sistema educacional, as novas formas de ensino e de aprendizagem, faz
com que seja necessário uma reflexão e desconstrução de paradigmas construídos ao longo desses
anos. É cada vez mais urgente e necessário que os professores façam a exploração e a inserção de
diferentes recursos em seus planejamentos, para que se tornem aliados e colaborem com o ensino
dentro das escolas. Quando falamos em recursos educacionais, podemos nos referir a muitos deles,
mas, o mais urgente é a exploração dos mais variados Recursos Digitais disponíveis. Os quais, estão
cada vez mais presentes na vida de muitos de nossos alunos, através do convívio social e interação
com o meio. Torna-se assim, imprescindível enfatizar o papel que o professor tem em ser o mediador
da utilização e exploração destes recursos na escola e, principalmente, em sua sala de aula com o
seu aluno e para o auxílio em seu planejamento. Com isso, surge a necessidade de um processo de
transformação pessoal, profissional e metodológico, oriundos destes recursos, os quais, exigiram dos
docentes envolvidos nesta pesquisa, inserirem-se em ações formativas as quais poderão desenvolver
em ações que propiciem o aprendizado, a informação e o desenvolvimento necessário para a
orientação de suas práticas profissionais, visto que, a promoção de um ensino de qualidade na rede
básica de ensino, também necessita de uma adequada preparação e formação profissional.
Collections
The following license files are associated with this item: