TransFormAção Conectiva: imediações de ensino-aprendizagem com arte e TIC
Fecha
2023-07Autor
Camargo, Matheus Moreno dos Santos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa se desenvolve na proposição do conceito de TransFormAção, para refletir as conexões que transformam e influenciam no processo formativo educacional, iniciado no ensino básico escolar e eventualmente continuado na pós-graduação. Visa pensar a conectividade, revendo a utilização das estruturas e sistemas de formação, para problematizar de modo criativo os limites dos territórios de disseminação do conhecimento, apontando a transformação das práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Propondo imediações e outros modos criativos de ensino-aprendizagem, incentivando experiências poéticas com TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. Pretendendo vivenciar conhecimentos que emergem dos processos informativos informais e experiências não formatadas extra curriculares, significativas para a aprendizagem, convergindo aqui nesta formação superior, da graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena. Abordando o contexto dos ambientes que habitamos e constituímos nosso conhecimento, como a casa, a escola e a cidade, territórios onde se dão multimídias experiências conectivas em rede, mediadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Exercitando processos transformativos, em diálogo colaborativos entre indivíduos aprendizes e docentes, formadores, mediadores, artista e etc. Voltados a imediações eventuais, desdobramentos de mediações coletivas e ações conectivas em sociedade, concebendo propostas práticas e poéticas que estabelecem aproximações afetivas que transcendem a formação.