A construção do projeto político-pedagógico da economia solidária
Resumo
Este estudo traz contribuições às discussões em torno da construção do projeto político-pedagógico da economia solidária no Brasil empregando metodologias participativas, que facilitam a compreensão dos sujeitos envolvidos no processo construtivo do projeto político-pedagógico devido à dimensão pedagógica que evidenciam. Problematiza a importância de a economia solidária pautar seu projeto político e social na perspectiva da práxis pedagógica transformadora e envolver educadores e educadoras nesse processo baseado nos princípios, práticas e metodologias da autogestão e da educação popular. Busca através do procedimento metodológico da pesquisa-ação unir os diferentes conhecimentos a fim de facilitar a reflexão sobre a prática vivida melhorando-a, compreendendo-a e transformando-a. A proposição de metodologias participativas em atividades formativas contribuiu para a interação através do diálogo entre os envolvidos, favorecendo a troca de saberes e a geração do conhecimento e elevação do nível de consciência dos sujeitos. Concluiu-se que os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa-ação permitem que a prática pedagógica se defina de forma dialógica, coletiva, participativa e democrática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [996]