Projeto conceitual de um veículo aéreo não tripulado movido a células a combustível de hidrogênio
Abstract
Visto o grau crescente de poluição causada pelo uso de combustíveis fósseis no ramo da aviação, sistemas de propulsão alimentados por células a combustível representam uma das tecnologia mais promissoras para a redução da emissão de gases poluentes decorrentes da combustão, como o dióxido e o monóxido de carbono. Veículos aéreos não tripulados de pequeno porte apresentam-se como promissores meios de aplicação da tecnologia das células a combustível, devido a sua atual baixa autonomia e alcance, consequência das limitações das baterias atuais. Neste trabalho, é apresentado o projeto conceitual de um veículo aéreo não tripulado de pequeno porte e movido a célula combustível, baseando-se principalmente nas obras consagradas de projetos de aeronave e nas pesquisas científicas mais recentes a respeito das células a combustível. As especificações do projeto foram definidas com base em especificações de VANTs já existentes alimentados por bateria. Buscou-se, por fim, averiguar a possibilidade de melhoria o desempenho de veículos aéreos não tripulados de pequeno porte, movidos a bateria, através da implementação de alimentação por célula combustível. Projetou-se então uma aeronave de pequeno porte (4,9 kg) com configuração asa fixa, empenagem convencional e motor elétrico posicionado no nariz da aeronave. Verificou-se um aumento no alcance e diminuição na autonomia para o VANT projetado. A diminuição na autonomia pode ser explicada por uma estimativa não otimizada da potência requerida de voo nas fases iniciais de projeto. Por fim, foi possível exemplificar, em linhas gerais, como ocorre o processo de projeto conceitual de uma aeronave movida a célula a combustível.
Collections
The following license files are associated with this item: