Sadhara: Protótipo de aplicativo de gerenciamento de tarefas de projetos de design para a projetar EJ
Resumen
Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento do protótipo de
um aplicativo gamificado para o acompanhamento de projetos realizados
na Projetar – Empresa Júnior de Desenho Industrial, da ufsm. Após
serem diagnosticados problemas internos de ordem organizacional,
em relação aos projetos realizados na empresa, durante o período em
que a autora atuou nos Departamentos de Projetos e de Gestão de Pessoas,
optou-se por desenvolver o protótipo desta ferramenta, que propõe
oferecer à equipe a possibilidade de atualizar o status de suas produções,
de acordo com seu cronograma, e visualizar o status daquelas
em que não possuem envolvimento, ocasionando em uma maior transparência
interna. Para incentivar a organização das tarefas e melhorar a
experiência de usuário, utiliza-se a estratégia de gamificar a interface,
por meio de um sistema de pontos e recompensas. Para a concepção do
aplicativo, foi utilizada uma metodologia que adapta o Projeto E – Metodologia
Projetual como Modelo de Aprendizagem Baseada em Projeto
(meurer; szabluk, 2010) associada à metodologia para soluções
gamificadas, de burke (2015). Para a implementação do protótipo interativo,
utilizou-se o software Android Studio.