Educação financeira e decisões de endividamento, consumo, investimento e poupança: uma análise com discentes do ensino superior
Fecha
2024-07-17Autor
Cerqueira, Gessica Machado
Barros, Renata Umpierre
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O estudo tem por objetivo analisar o comportamento dos discentes dos cursos de
Administração, Economia e Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior
no processo de tomada de decisões de endividamento, consumo, investimento e poupança, com
base na Teoria da Decisão Financeira. Para isso, a metodologia utilizada caracteriza-se como
descritiva em relação aos objetivos, de levantamento quanto aos procedimentos de coleta de
dados, e quantitativa no que se refere a abordagem ao problema, por meio da modelagem de
equações estruturais. Como instrumento de coleta de dados, adotou-se um questionário
adaptado aos estudos de Flores (2012) e Moura (2022) composto por 42 questões que
abordaram variáveis demográficas e cinco blocos distintos com questões sobre educação
financeira, endividamento, consumo, investimento e poupança. A amostra do estudo
compreendeu 223 respondentes. Os resultados demonstraram que as quatro hipóteses testadas
foram confirmadas, onde a educação financeira contribui para melhores decisões em relação à
redução do endividamento e consumo compulsivo, assim como eleva a intenção de
investimento e poupança, permitindo aos indivíduos a tomada de decisões com base em
informações, como evidenciado na Teoria da Decisão Financeira. Dessa forma, pode-se
concluir que a educação financeira tem influência no comportamento equilibrado das questões
relacionadas ao dinheiro, levando a uma melhoria na qualidade de vida e na saúde financeira,
beneficiando a sociedade como um todo. Esta pesquisa contribui para incentivar a discussão
acadêmica sobre o tema, promovendo um melhor entendimento dos fatores que podem estar
relacionados à decisão financeira.
Colecciones
- TCC Ciências Contábeis [643]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: