Deformabilidade de subleitos de trechos monitorados da BR 116/RS considerando variações de umidade em laboratório e campo
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Date
2024-07-12Primeiro coorientador
Specht, Luciano Pivoto
Primeiro membro da banca
Farias, Marcio Muniz de
Segundo membro da banca
Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de
Terceiro membro da banca
Pereira, Deividi da Silva
Quarto membro da banca
Bueno, Lucas Dotto
Metadata
Show full item recordAbstract
Considerar a deformabilidade das camadas que compõem o pavimento é essencial para o
dimensionamento adequado e para evitar a manifestação patológicas, como trincamento por
fadiga e afundamento de trilha de roda. Se tratando dos solos de subleito, os quais estão sujeitos
a sazonalidades, deve-se atentar as variações no comportamento frente às mudanças durante a
vida útil e solicitações do pavimento. A presente tese objetivou avaliar solos empregados em
subleitos da duplicação da BR 116/RS, no âmbito laboratorial e em campo. Para isso, o
programa experimental foi desenvolvido para a caracterização dos materiais frente ao
comportamento elástico e plástico em diferentes condições de umidade, associado ao
monitoramento de trechos com ênfase no afundamento de trilha de roda e a aferições da
umidade do subleito. Para simular as faixas de variação de umidade que os materiais poderiam
estar sujeitos em campo, trajetórias de secagem e umedecimento em ±2% e ±4% foram impostas
nas amostras pós-compactação. Assim, foi possível identificar diferentes comportamentos
quanto ao módulo de resiliência e a deformação permanente, verificando ganhos de rigidez com
a secagem e a suscetibilidade de cada material em perder rigidez e aumentar a deformação
permanente com o acesso de umidade pós-compactação. A partir dos parâmetros elásticos e
plástico das condições avaliadas dos solos, bem como dos demais constituintes do pavimento,
foi possível realizar a previsão do comportamento dos trechos monitorados por intermédio do
software MeDiNa, que fora confrontada com o desempenho real dos diferentes segmentos. Foi
constatado que, nos trechos em que o subleito apresentou maiores variações de umidade, a
previsão e o desempenho mecânico aferido foram destoantes, ao passo que nos trechos que a
umidade tendeu ao equilíbrio, a previsão está coerente aos desempenhos até o presente
momento. Complementar a isso, uma metodologia para caracterização dos solos foi
desenvolvida utilizando ensaios reométricos, a fim de compreender a rigidez dos solos
compactados frente a diferentes condições pós-compactação. Essa metodologia demonstrou-se
promissora para identificação da rigidez em pequenas deformações, possibilitando utilizá-la
para caracterização prévia ou na seleção de materiais adequados para o emprego em subleitos.
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