Satisfação dos cooperados do Sicoob Oestecred de Palmeira das Missões/RS
Resumen
O cooperativismo surgiu como um novo meio organizacional na economia, sendo uma união de
valores econômicos e sociais. Dentre suas modalidades, existe o cooperativismo de crédito, cujo
objetivo consiste em promover aos seus associados assistência financeira, operações de
captação de recursos, prestação de serviços, concessão de créditos, empréstimos com juros
menores, dentre outros benefícios, sendo verificado, nos últimos anos, uma ampliação do leque
de serviços bancários destas cooperativas, visando atender cada vez mais os associados e a
população em geral. Assim, uma das principais finalidades dessas instituições é garantir a
satisfação dos seus associados. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo identificar o
nível de satisfação dos cooperados da instituição financeira Sicoob Oestecredi de Palmeira das
Missões/RS. Como método, adotou-se uma abordagem quantitativa e caráter descritivo. Para a
coleta dos dados, foi aplicado questionário, com a participação de cinquenta e oito associados,
sendo analisados elementos como grau de satisfação dos cooperados, aplicação da ferramenta
Net Promoter Score (NPS) e perfil dos cooperados. A título de conclusão, evidenciou-se que os
associados, de maneira geral, estão satisfeitos com todos os elementos que envolvem o
marketing de serviço da instituição financeira Sicoob Oestecredi de Palmeira das Missões/RS.
Alguns aspectos como burocracia e contratação precisam ser otimizados, mas, numa perspectiva
geral, não interferem de modo significativo na satisfação dos associados.
Colecciones
- TCC Administração - PM [161]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: