Gestão financeira de contas a pagar: um estudo de caso sobre os atrasos nos pagamentos de notas fiscais em uma indústria metalmecânica do noroeste do Rio Grande do Sul
Resumen
A administração financeira diz respeito a gestão dos recursos monetários disponíveis, seja com
finanças pessoais ou de organizações. A administração financeira está presente no cotidiano de
todas as empresas públicas ou privadas assim como no cotidiano das pessoas físicas. Sendo
assim, o objetivo principal da pesquisa foi analisar as razões que influenciam nos pagamentos
atrasados das notas fiscais de mercadoria e serviço em uma empresa metalmecânica da região
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2019 a 2022. E os objetivos
específicos foram: mapear o fluxo do processo interno de lançamento das notas fiscais,
identificar os procedimentos de controle interno nos processos de pagamentos da empresa,
identificar a origem das despesas referente aos pagamentos atrasados e sugerir melhorias para
minizar os atrasos nos pagamentos. Foi desenvolvida uma pesquisa de métodos qualitativos e
quantitativos, ou seja, métodos mistos, descritiva, documental e também classificada como
estudo de caso. O cenário de pesquisa foi uma empresa do setor metalmecânico que está situada
na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A amostra é caracterizada como não
probabilística, pois foi escolhida de forma intencional. Para a coleta dos dados qualititativos
decidiu-se entrevistar sete colaboradores que realizam a inclusão de notas fiscais de serviço em
uma plataforma de uso interno. As áreas nas quais esses colaboradores estão alocados são:
contabilidade, financeiro, manutenção, unidade tanques, logística interna, unidade construção
e unidade agrícola. Dos sete participantes, quatro são assistentes, dois são analistas e um é
técnico de qualidade. Os dados quantitativos foram extraidos do SAP e posteriormente
transcritos para planilhas no software Microsoft Excel. Os dados qualitativos foram avaliados
através da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que no período de
2019, adesão ao sistema SAP, até 2022 a empresa desembolsou o montante total de R$
6.450.092,50 com o pagamento de multas, juros e despesas com títulos protestados. Observou
uma diminuição com essas despesas após 2019, que nesse mesmo ano a empresa desembolsou
R$ 4.671.266,42. Nos anos seguintes houve um acompanhamento minuncioso para reduzir
esses valores, de tal maneira que em 2022, último ano analisado, o montante foi R$ 471.238,58,
uma diminuição de 91,07% comparado com o ano de 2019, o primeiro analisado nesse estudo.
É importante destacar, que nesses valores encontrados, estão incluídas notas fiscais que foram
pagas atrasadas devido ao lançamento posterior ao prazo de vencimento estabelecido pelo
fornecedor, assim como as notas fiscais que estavam lançadas com tempo hábil para o
financeiro prosseguir com o pagemento em dia. Os dados qualitativos revelaram que os
colaboradores que incluem as notas fiscais de serviço no GLPI, desconhecem o seu fluxo por
completo. E também desconhecem a transação do SAP que possibilita consultar se a nota fiscal
de serviço já está escriturada. A partir dos resultados obtidos, foi elaborado um plano ação para
minizar as despesas extras com pagamentos atrasados das notas fiscais de serviço.
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