Estudo da percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis sobre educação financeira
Abstract
Dada a importância do tema “EF”, este estudo científico de cunho investigativo teve como
objetivo analisar a percepção, o nível de conhecimento e as práticas de EF adotadas pelos alunos
de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Desta forma
abordou-se através de pesquisas de caráter bibliográfico nas áreas pertinentes ao trabalho -
conceitos e a evolução da EF envolvendo seus processos, métodos e aplicação da escola
primária a graduação, para ter fundamentação necessária para realizar o levantamento junto aos
alunos de graduação. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através da
aplicação de um instrumento dividido em três variáveis, sendo elas: (1) ensino da EF, (2)
administração financeira, e (3) práticas de consumo, caracterizados de acordo com os perfis dos
pesquisados. Com os dados obtidos, foi estruturado um mapeamento da situação encontrada,
sugerindo boas práticas de EF e indicação de trabalhos futuros. Os resultados ratificaram
parcialmente informações de trabalhos semelhantes e trouxe mais visibilidade sobre
necessidades e oportunidade de melhorias. Pode-se afirmar que os alunos receberam
ensinamentos de EF ao longo da vida acadêmica, principalmente na graduação garantindo bom
conhecimento sobre o assunto. Em relação a importância, eles têm essa consciência, mas estão
ávidos para ampliar e praticar os conhecimentos com discussões e análise. A pesquisa teve
como contribuição mapear a situação do ensino da EF dos graduandos, obtendo informações
básicas sobre o nível de conhecimento, significância do tema e aplicações no sentido de
provocar novas discussões e achados que poderão nortear a evolução e melhorias dos
conhecimentos de EF.
Collections
- TCC Ciências Contábeis [645]
The following license files are associated with this item: