Um panorama das incubadoras sociais no contexto das universidades e institutos federais brasileiros
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama das incubadoras de negócios
sociais no contexto das Universidades e Institutos Federais brasileiros. E, adicionalmente,
apresentar de modo particular, o caso da incubadora social da UFSM no contexto nacional.
Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual, mapeou-se os atores, por região do Brasil,
neste campo que contribui para a melhoria social. Após análise de conteúdo, foram
encontradas 55 incubadoras de base social vinculadas às referidas instituições. Os resultados
sugerem que a quantidade de incubadoras em cada região do país não condiz com a
distribuição dos empreendimentos sociais no Brasil. Pois, considerando que 58% dos
negócios sociais estão na Região Sudeste, a pesquisa apontou que apenas 39% das
Universidades e Institutos desta região realizam a atividade em questão, bem como na Região
Centro-Oeste, com apenas 4% dos negócios sociais brasileiros, 61,5% das instituições
apresentam registro de atividade de incubação. Na Incubadora Social da UFSM, observou-se
que os negócios sociais que concluíram o ciclo de incubação, finalizado em 2023, estão de
acordo quanto aos dados nacionais já encontrados para negócios sociais de vinculação aos
ODS e aos fins de impacto socioambiental.
Collections
- Gestão Pública - EaD [365]
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