Do conto ao encanto pela linha do trem: a valorização do patrimônio cultural local junto à educação infantil de Restinga Sêca – RS
Data
2024-03-11Primeiro coorientador
Carvalho, Luciomar de
Primeiro membro da banca
Lubeck, Elisa
Segundo membro da banca
Pedrazzi, Fernanda Kieling
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em
Patrimônio Cultural da Universidade Federal Santa Maria, na área e linha de
pesquisa em História e Patrimônio Cultural. Seu objetivo principal é estimular a
educação patrimonial na Educação Infantil do município de Restinga Sêca – RS,
promovendo a preservação da identidade cultural local e ancora-se nos
pressupostos do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. Pretende-se,
assim, despertar nas crianças da Educação Infantil o gosto pelo conhecimento
da cultura local, valendo-se da Estação Ferroviária de Restinga Sêca, a qual
possui um valor simbólico para o município, visto que foi o motor condutor para
o seu desenvolvimento local. Desse modo, busca-se, de forma lúdica, despertar
o conhecimento das crianças acerca da história do município, contribuindo para
uma maior compreensão e valorização do patrimônio cultural local. Utilizou-se a
técnica de contação de história, seguida de um workshop de desenho para falar
sobre o processo de construção da edificação, a emancipação do município,
entre outros, com o fito de incentivar as crianças a conhecer a história e a se
sentirem pertencentes à comunidade local. Para cumprir os propósitos
pretendidos, foi adotada uma metodologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica e
exploratória. A pesquisa qualitativa permitiu explorar as percepções, emoções e
experiências das crianças em relação ao patrimônio cultural local, enquanto a
pesquisa bibliográfica forneceu embasamento teórico para contextualizar
historicamente o sujeito “crianças”, na Estação Ferroviária e sua relação com o
desenvolvimento do município. A pesquisa exploratória possibilitou a
identificação de informações relevantes e a descoberta de novos aspectos da
história local que poderão ser compartilhados de forma lúdica com as crianças.
Dessa forma, o produto da dissertação busca promover uma experiência
significativa e prazerosa para as crianças, incentivando o aprendizado de forma
criativa e participativa. Essa abordagem despertou o interesse das crianças pela
história e patrimônio cultural de sua comunidade, contribuindo para a formação
de cidadãos mais conscientes e engajados com a preservação da identidade
cultural do município. Como resultado foi gerado um livro da história de Restinga
Sêca/RS, ilustrado pelas crianças de 5 anos, da escola Professor Edwaldo
Bernardo Hoffmann, com ênfase na Estação Férrea local.
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