Fatores comportamentais na comercialização de soja por agricultores do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2024-04-22Primeiro coorientador
Oliveira, Gabriel Nunes de
Primeiro membro da banca
Ferreira, Elaine
Segundo membro da banca
Santos, Marcos Antônio Souza dos
Metadata
Show full item recordAbstract
O Rio Grande do Sul atua de maneira importante no mercado brasileiro de
soja, ocupando a quarta posição em volume de produção. Atualmente, diversos
autores discutem a comercialização da soja a partir de um modelo tradicional,
baseado no exercício de comparar o desempenho de comercialização das
propriedades, frente à um cenário ideal, partindo do pressuposto de que os
produtores atuam de maneira racional na sua tomada de decisão. A partir da
década de 1950, um movimento importante passou a discutir a tomada de
decisões com relação às atividades financeiras, sob a ótica de caracteres
comportamentais. As finanças comportamentais ganharam força nas
discussões acadêmicas nas décadas seguintes, se consolidando como um
campo de pesquisa que atua sob a ótica da convergência de diversas áreas de
conhecimento como a psicologia, a economia e as finanças. A produção
científica em torno das finanças comportamentais se concentrou na avaliação
do desempenho de investidores e gestores do mercado financeiro, ganhando
robustez na interpretação da tomada de decisões nesta área, ao contrário das
análises sobre as dinâmicas de comercialização na agricultura. O presente
estudo, propôs analisar a aplicação da teoria das finanças comportamentais, na
análise da tomada de decisão por produtores de soja do Rio Grande do Sul na
comercialização, utilizando uma abordagem exploratória e análise quantitativa
de dados coletados através de questionários aplicados a produtores de soja do
Rio Grande do Sul, a fim de identificar relações entre os fatores
comportamentais e a tomada de decisão para a comercialização destes
produtores. Verificou-se, além da manifestação dos aspectos comportamentais
na tomada de decisão, a interação entre estes aspectos, em especial a relação
do comportamento de aversão à perdas com os demais. A aversão à perdas
atua como um moderador dos demais comportamentos e guarda relação mais
próxima com os comportamentos de otimismo e manutenção do Status quo.
Também foi verificada a manifestação distinta do comportamento de
conformidade social, com relação ao contexto em que o indivíduo está inserido.
Os resultados sugerem que o comportamento do produtor frente a
comercialização pode interferir no seu desempenho, e ter maior domínio sobre
as questões comportamentais pode auxiliar a tomar decisões mais assertivas
Collections
The following license files are associated with this item: