Gamificação como estratégia de ensino: estudo de caso sobre a disciplina Informática Industrial “A”.
Abstract
O presente trabalho apresenta a documentação da implementação de um sistema completo de jogo, utilizando elementos de gamificação na exposição de conteúdos e na construção de atividades relacionadas à disciplina Informática industrial “A”,
ofertada pelo Departamento de Processamento de Energia Elétrica e pertencente ao currículo vigente do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Maria. Através de uma pesquisa sobre os recursos
disponíveis em diversas plataformas de gamificação, a plataforma virtual Classcraft foi definida para a construção do ambiente principal de jogo e a plataforma Wordwall foi utilizada na elaboração de recursos auxiliares. A construção do ambiente
completo de gamificação baseia-se na programação e configuração dos recursos presentes nas plataformas e da criação de conteúdos e atividades que serão propostas aos alunos. A implementação do ambiente de jogo tem como base um mapa de jogo definido, por onde são distribuídas missões e etapas que definem o percurso de jogo a ser realizado. Visando maximizar efeitos motivacionais no processo de ensino-aprendizagem e tendo como base, conceitos e referências bem definidas e detalhadamente documentadas, a implementação do sistema completo de gamificação possui resultados conclusivos e confiáveis.
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