Estágio supervisionado e trabalho pedagógico na Unidade de Educação infantil Ipê Amarelo: reflexões com professoras referência e estagiárias
Fecha
2024-04-24Primeiro membro da banca
Cancian, Viviane Ache
Segundo membro da banca
Goelzer, Juliana
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), no ano de 2022, foi reconhecida
como Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além
do trabalho com crianças de zero a seis anos, a unidade recebe um número
expressivo de alunos de diversos cursos da UFSM para desenvolverem atividades
formativas. No trabalho desenvolvido pelas professoras da UEIIA, permeiam o ensino,
a pesquisa e a extensão, em consonância com os objetivos da UFSM. Desse modo,
observamos que o caráter formativo se mantém presente no trabalho pedagógico das
professoras referência. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo
compreender a repercussão dos estágios supervisionados realizados na Unidade de
Educação Infantil Ipê Amarelo no trabalho pedagógico das professoras referência e
das estagiárias. Buscando contemplar esse objetivo, elencamos a abordagem
qualitativa socio-narrativa para o desenvolvimento da pesquisa. A entrevista narrativa
é a ferramenta de pesquisa central, pois possibilita que o sujeito se expresse conforme
as especificidades de sua trajetória, que contém suas próprias subjetividades. Para
embasar a construção dos tópicos-guia, construídos a fim de orientar as entrevistas,
foi realizado um período de observação participante em quatro turmas da UEIIA, que
continham (nesse período) uma professora EBTT e uma estagiária do curso de
Pedagogia da UFSM (diurno ou noturno). No referencial teórico do projeto, utilizamos
os estudos de Rinaldi (2021), Ostetto (2000, 2012), Lima (2012), Pimenta (2000, 2010,
2012), Freire (1991, 1996a, 1996b), Vigotski (1991, 1998, 2010, 2012, 2014), Bolzan
(2001, 2006, 2007, 2009, 2016, 2022), Buriolla (1999), Kuhlmann Jr. (2000), Cancian
e Goelzer (2019), Silva (2012), entre outros, para fundamentação dos seguintes
tópicos: o trabalho pedagógico e docente; a formação de professores; estágio
supervisionado na licenciatura; os marcos históricos da Educação Infantil; a
aprendizagem docente e a Educação Infantil ; e a história da Unidade de Educação
Infantil Ipê Amarelo. Com esta pesquisa, evidenciamos a importância do trabalho
formativo desenvolvido pelas professoras referência durante o estágio
supervisionado. No entanto, identificamos que há experiências formativas tanto para
as estagiárias quanto para as professoras referência durante o trabalho colaborativo,
ou seja, a docência compartilhada. Essas experiências são peculiares ao contexto de
formação em um Colégio de Aplicação. A pesquisa também ressalta a importância do
diálogo e da escuta ativa/sensível na formação dos futuros professores, bem como a
necessidade de reconhecer o papel das professoras referência como coformadoras.
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