A educação patrimonial a partir das vivências da educação infantil na escola EMEI Beija-Flor, de Faxinal do Soturno, RS
Fecha
2024-06-19Primeiro membro da banca
Pons, Mônica Elisa Dias
Segundo membro da banca
Lunardi, Raquel
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Patrimonial, na linha de
pesquisa Preservação e Patrimônio Material, área de concentração Arquitetura e Patrimônio
Material, com ênfase no conhecimento da valorização das vivências e tem como horizonte o
ensino e a aprendizagem nas turmas da Educação Infantil da Escola Estadual de Ensino
Fundamental São Domingos Sávio localizada no distrito urbano, Santos Anjos no interior do
município de Faxinal do Soturno, centro do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo principal
é analisar a educação patrimonial a partir da Educação Infantil na EMEI Beija Flor na localidade
de Santos Anjos, município de Faxinal do Soturno, RS. Para tal, os objetivos específicos são a)
apresentar um aporte teórico sobre a educação Patrimonial e a Escola na Educação Infantil,
destacando a importância da escola e da família na primeira fase de vivências sociais; b)
identificar os elementos que compõe as memórias afetivas e de maneira que elas contribuem
nos aspectos de valorização do patrimônio cultural; c) construir como produto um portifólio da
criança como parte de suas interações e vivências distintivas para a concepção da importância
da Educação Patrimonial. Metodologicamente esta pesquisa é um estudo exploratório, de
caráter qualitativo, cuja coleta de dados é do tipo secundária e primária na escola EMEI Beija
Flor, comunidade de Santos Anjos, no município de Faxinal do Soturno. Como resultado, o
portifólio concebido como produto da dissertação de mestrado junto ao PPGPC traz em
evidência a valorização da construção social da criança desde a escola e os conhecimentos
gerados na família. Por fim destaca-se a consolidação de importantes elementos que
rememoram aspectos sócio-históricos e culturais a partir do âmbito escolar e familiar para o
reconhecimento e da valorização do patrimônio desde a educação infantil.
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