Proposta de um modelo de gestão estratégica para potencializar os resultados de uma empresa de concreto e pré-moldados
Abstract
Com um mercado de rápidas e constantes evoluções, as empresas procuram se adaptar aos
cenários de dúvidas e incertezas buscando manter a competitividade e garantir bons
resultados. Com isso, os gestores procuram adotar estratégias que possibilite o
desenvolvimento de uma gestão mais eficiente, contudo, não é uma tarefa fácil identificar
quais são os conceitos, teorias, pressupostos e/ou ferramentas de administração de empresas
necessários para obter êxito nesta missão. A partir disso, o presente estudo teve como
finalidade propor um modelo de gestão estratégica para potencializar os resultados da
empresa Concreto e Pré-Moldados Palmeira Ltda., uma organização familiar que atua na área
da construção civil, tendo a execução de Obras de Arte Especiais (OAEs) como sua principal
atividade. Desse modo, na empresa pesquisada, foi realizado um estudo de caso, classificado
como exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, onde a identificação de dados foi
realizada através de pesquisas bibliográficas, análise de documentos, por meio de uma de
entrevista com os gestores e da observação participante e, por fim, o tratamento e a
apresentação dos dados se deu pela análise de conteúdo por categorização. Com isso, foi
possível identificar as práticas de gestão existentes na organização de pequeno porte em
estudo, observando que esta possui uma cultura tradicional, caracterizada por uma gestão
centralizadora e autocrata, onde as estratégias são emergentes, definidas na mente dos
proprietários, seguindo as premissas da escola empreendedora, com base no seu intuito e nas
suas experiências, levando em consideração apenas pesquisas de demanda e dados contábeis.
Além disso, através da combinação de conceitos, técnicas e ferramentas permitiu-se propor
um modelo de gestão estratégica à empresa. Mediante a análise realizada após a aplicação de
diversas ferramentas, dentre elas o Brainstorming, Matriz GUT, Cinco porquês e Matriz
SWOT, como principais resultados identificou-se um conjunto de dez diretrizes estratégicas,
sendo elas: definir a filosofia organizacional, adotar ferramentas gerenciais para a formulação
de estratégias, projetar e desenvolver a fachada empresarial, projetar e desenvolver layout
para exposição de produtos, gerenciar o mix de produtos, investir em marketing digital,
ampliar os meios para pagamento, comercialização de novos produtos, criar alianças
estratégicas e expandir a área de atuação das OAEs, que tem o objetivo de potencializar os
resultados da organização
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- TCC Administração - PM [161]
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