Palavras brincantes: o teatro como aliado da intervenção fonoaudiológica para pessoas com gagueira
Resumo
O presente estudo tem como objetivo estudar os efeitos terapêuticos de uma oficina de teatro com crianças com disfluência de fala. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com quatro crianças. Foram realizadas pré e pós-avaliações da fluência e da qualidade de vida por meio da aplicação do Protocolo de Avaliação da Fluência de Fala – ABFW e do Questionário Impacto dos Distúrbios da Fala na Qualidade de Vida. As avaliações pré-intervenção mostraram que todos os participantes obtiveram similaridade nas porcentagens de disfluências típicas gagas, obtendo-se semelhança no grau do distúrbio. Após a oficina de teatro, foi observada uma leve redução do percentual de descontinuidade da fala e do percentual de disfluências gagas, demonstrando um aumento no fluxo de palavras por minuto dos participantes. O questionário mostrou-se sensível para a identificação do impacto dos distúrbios da fala na qualidade de vida dessas crianças, mostrando percepção de importantes melhoras na qualidade de vida após a oficina de teatro, principalmente nos domínios social, emocional e físico.
Coleções
- TCC Fonoaudiologia [24]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: