Efeitos da divulgação Ambiental, Social e de Governança (ESG) e do conselho de administração na assimetria de informação de empresas da América Latina
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Data
2024-03-26Primeiro membro da banca
Bento, Marcia Helena dos Santos
Segundo membro da banca
Kreuzberg, Fernanda
Metadata
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Esta pesquisa objetiva analisar os efeitos da divulgação ambiental, social e de governança (ESG) e do conselho de administração na assimetria de informação de empresas da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, México e Peru), no período de 2016 a 2022. A pesquisa é classificada como quantitativa em relação a abordagem do problema, descritiva quanto aos objetivos e documental no que tange os procedimentos técnicos (coleta dos dados). Os dados foram obtidos no banco de dados disponíveis na Refinitiv Eikon®. A análise dos dados foi realizada, para um total de 222 empresas (amostra), com base na regressão OLS (Ordinary Least Squares) com erros padrão robustos (com correção de White). Os resultados evidenciaram que tanto a divulgação ESG, ambiental, social e de governança corporativa, quanto as características do conselho de administração (tamanho e independência do conselho de administração (CA)) contribuem para minimizar a assimetria de informação das empresas dos países da América Latina analisados. Esses resultados indicam que maiores divulgações ESG, ambiental, social e de governança, assim como um CA menor e independente reduzem a opacidade da informação e os conflitos de agência. Além disso, estes resultados demonstram para os investidores e partes interessadas que a empresa preza pela transparência e que os interesses dos agentes e principais estão alinhados. Os achados desta pesquisa auxiliam as empresas, gestores e CA’s a perceberem as peculiaridades de se ter um CA mais enxuto e independente, que monitora e se comunica de forma eficaz, além da importância das divulgações ESG, demostrando uma maior transparência empresarial, atendendo com isso os interesses dos investidores e das demais partes interessadas. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam para a gestão, demonstrando que o envolvimento em práticas ESG deve ser considerado uma decisão estratégica, uma vez que a divulgação ESG pode melhorar o ambiente informacional das empresas. Em termos práticos, a divulgação dos relatórios ESG fornece aos acionistas informações sobre questões ambientais, sociais e de governança, preenchendo as lacunas deixadas pelas demonstrações financeiras. Aspectos cada vez mais observados pelos investidores ao tomarem decisões de investimentos. No âmbito social, os resultados desta pesquisa podem ajudar a sociedade ao conscientizar as organizações sobre a importância de divulgar questões ESG, destacando seus impactos na gestão, no meio ambiente e na sociedade.
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