Sentidos da dimensão tecnológica e trabalho pedagógico entre a pseudoconcreticidade e o concreto pensado nos bacharelados em administração do IFFAR
View/ Open
Date
2024-04-10Primeiro coorientador
Maraschin, Mariglei Severo
Primeiro membro da banca
Machado, Célia Tanajura
Segundo membro da banca
Lima, João Francisco Lopes de
Terceiro membro da banca
Rodrigues, Ricardo Antônio
Quarto membro da banca
Malmann, Elena Maria
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente relatório de tese teve origem no Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre
Trabalho, Educação e Políticas Públicas e se insere na Linha de Pesquisa 2 (LP2), do Programa
de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).
Investigou-se os sentidos da dimensão tecnológica e do trabalho pedagógico nos Bacharelados
em Administração do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Partiu-se da seguinte hipótese: a
educação desenvolvida na modalidade Educação Profissional e Tecnológica trata-se somente
de Educação Profissional, sem que contemple, no trabalho pedagógico, a dimensão tecnológica.
Há um distanciamento entre a pseudoconcreticidade e o concreto pensado. Com base nesse
suposto, elaborou-se a problematização: tendo por referência o par dialético:
pseudoconcreticidade (as políticas educacionais, a historicidade) e o concreto pensado
(diretrizes para o trabalho pedagógico dos professores e para os processos educativos dos
estudantes) na Educação Profissional e Tecnológica brasileira e, em especial, na Rio-grandense,
quais sentidos da dimensão tecnológica se evidenciam no trabalho pedagógico nesta
modalidade, no âmbito dos Bacharelados em Administração no Instituto Federal Farroupilha?
Como objetivo geral, estabeleceu-se: investigar sentidos da dimensão tecnológica no trabalho
pedagógico nos Bacharelados em Administração, no Instituto Federal Farroupilha, tendo por
referência o par dialético pseudoconcreticidade e o concreto pensado. Para realizar o estudo,
tendo em vista sua especificidade, determinou-se como fundamento teórico-metodológico a
Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS). Isto pelo ser uma elaboração do Kairós, com a
qual os pesquisadores têm realizado suas investigações. Está assentada em pressupostos da
dialética, e considera as categorias historicidade, contradição e totalidade. Na produção e
análise dos dados prévios, a AMS possibilitou identificar os sentidos de tecnologia nas
pesquisas sobre EPT já realizadas, bem como, nos documentos orientadores dos cursos (Plano
de Desenvolvimento Institucional e Projetos Pedagógicos de Curso) e nos discursos oficiais
(leis, decretos, pareceres, portarias, etc.). Para produção de dados no campo empírico,
selecionou-se a técnica grupo focal. O aporte teórico escolhido para subsidiar o estudo é de base
materialista histórica, que tem trabalho e educação como categorias centrais de análise. O
estudo realizado confirmou que a dimensão tecnológica não substancia o trabalho pedagógico
nos Bacharelados em Administração do IFFar, permanecendo subsumida principalmente às
tecnologias educacionais. Nesse sentido, o trabalho pedagógico assenta-se nas abordagens de
prática, inserção no “mercado”, afastando-se do trabalho como princípio educativo. Do mesmo
modo, os documentos que institucionalizam o Curso abordam tecnologia como nomenclatura
de componentes curriculares e inserida nas tecnologias para a Educação. Nesses termos, apesar
de se considerar a tecnologia uma dimensão trabalho pedagógico na Educação Profissional e
Tecnológica, constatou-se sua ausência, de acordo com a análise dos dados produzidos, na
realidade investigada. Diante disso, defendeu-se a tese de que o trabalho pedagógico na EPT,
compõe-se por cinco dimensões: 1) histórico-ontológica; 2) pedagógica; 3) política; 4) social e
5) tecnológica. Assim configurado, o TP na EPT reveste-se de um caráter práxico capaz de proporcionar a formação integral e politécnica dos(as) estudantes, possibilitando-os
transformar-se em cidadãos emancipados.
Collections
The following license files are associated with this item: