Ambiental, social e governança no ensino superior (ABNT PR 2030): análise sob a perspectiva da comunidade acadêmica
View/ Open
Date
2024-05-28Primeiro membro da banca
Zonatto, Vinícius Costa da Silva
Segundo membro da banca
Salla, Neusa Maria Goncalves
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo tem o objetivo de analisar o nível de adesão às práticas ambientais, sociais e de governança (de acordo com a norma ABNT PR 2030) das Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul a partir da percepção da comunidade acadêmica. A pesquisa é classificada como qualitativa, quantitativa e descritiva. Foram utilizados procedimentos técnicos de levantamento de dados através de questionário e entrevistas, e também uma pesquisa documental nos relatórios ESG das IES. Os dados foram compilados a partir de 505 respostas a um questionário enviado por e-mail, das quais 443 respostas foram consideradas válidas após a exclusão de casos omissos, e os achados foram analisados utilizando análises estatísticas, como a Análise Fatorial Exploratória e Modelos Lineares Generalizados (GLM) para relacionar a percepção da comunidade acadêmica com o nível de maturidade das IES. As considerações finais revelam que a ABNT PR 2030 oferece uma estrutura para avaliar e classificar a adesão das IES às práticas ESG. A percepção da comunidade acadêmica sobre essas práticas varia, com diferentes estágios de maturidade observados nas IES. Apesar dos avanços, há uma lacuna na compreensão e comunicação eficaz das políticas ESG no ambiente universitário. Destacam-se como contribuições esperadas na visão da comunidade acadêmica os benefícios que a norma ABNT PR 2030 pode proporcionar para a adesão das IES aos princípios ESG e colaborar para o debate em torno das práticas ESG na Linha de Pesquisa de Sustentabilidade e Governança Corporativa do PPGCC.
Collections
The following license files are associated with this item: