Abordagem terapêutica de estimulabilidade infantil: evidências de validade de conteúdo
Fecha
2022-09-14Autor
Bittencourt, Stéphanny Lencina
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Objetivo: Realizar a validação de conteúdo da Abordagem Terapêutica de
Estimulabilidade para o Português Brasileiro. Método: Trata-se de estudo
psicométrico com adaptação transcultural, através de pesquisa analítica-descritiva
quali-quantitativa e transversal. Este estudo foi realizado em quatro etapas: na
primeira etapa, realizou-se o estudo da proposta original em Inglês (Miccio e
Williams, 2020) da Abordagem Terapêutica de Estimulabilidade com identificação e
delineamento dos personagens (desenhos que farão parte das cartas), dos
sons-alvos das palavras em aliteração associados com movimentos/gestos; na
etapa 2, a lista elaborada foi julgada por juízes especialistas com criação das
“cartas”; na etapa 3, as cartas elaboradas foram avaliadas pelos juízes
não-especialistas; e, por fim, na etapa 4, a revisão final do material adaptado para o
Português Brasileiro. Resultados: A lista criada foi julgada considerando
familiaridade e representatividade das palavras/aliterações e dos
movimentos/gestos, correspondentes a aplicação em crianças entre 2 e 4 anos. Foi
realizada a análise dos juízes não-especialistas, em relação ao tipo de resposta:
nomeação espontânea, repetição e não falou o nome do desenho das cartas no
primeiro momento e busca ativa do desenho com repetição da aliteração no
segundo momento. A concordância final dos juízes especialistas e dos juízes
não-especialistas resultou em 18 personagens com palavras aliterativas e
movimentos/gestos para estimulação de linguagem, compondo as cartas para
aplicação na prática clínica. Conclusão: A Abordagem Terapêutica de
Estimulabilidade Infantil apresenta evidências de validade de conteúdo satisfatórias
para a adaptação transcultural da abordagem.
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- TCC Fonoaudiologia [24]
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