Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular nos anos finais do ensino fundamental
Fecha
2023-12-14Primeiro membro da banca
Silva, Mayara Costa da
Segundo membro da banca
Vieira, Alexandro Braga
Terceiro membro da banca
Pavão, Silvia Maria de Oliveira
Quarto membro da banca
Pletsch, Márcia Denise
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial,
Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM e no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa
sobre Escolarização e Inclusão - NUEPEI. A questão organizadora versou sobre quais
elementos constituem a construção de práticas pedagógicas que promovam
acessibilidade curricular aos alunos público da educação especial nos anos finais do
ensino fundamental? A fim de responder o questionamento, a pesquisa teve como
objetivo geral: conhecer, analisar e ressignificar as práticas pedagógicas dos
professores dos anos finais do ensino fundamental no que tange a acessibilidade
curricular dos estudantes público da educação especial. Derivam-se para a
construção da investigação, os objetivos específicos, que buscaram: conhecer e
analisar a construção das práticas pedagógicas realizadas pelos professores dos anos
finais do ensino fundamental; refletir com os professores como se constituem práticas
pedagógicas democráticas que possibilitam o acesso aos conhecimentos escolares;
propor a construção e o desenvolvimento de experiências práticas na perspectiva da
pedagogia diferenciada e do desenho universal para a aprendizagem e ressignificar a
construção das práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do ensino
fundamental. Filiando-se ao pensamento sistêmico o aporte teórico metodológico
utilizado teve como base as contribuições de Vasconcellos (2002), Maturana (1990,
1993, 1998, 2014) Maturana e Varela (2001) Maturana e Rezepka (2000), Bateson
(1986) e Pellanda (2009). No que se refere às questões do pensamento pedagógico,
o cenário foi desenhado a partir da Pedagogia Diferenciada de Meirieu (1998, 2002,
2005, 2006) e o Desenho Universal para a Aprendizagem, CAST (2018) e Heredero
(2020). O currículo foi abordado a partir de Sacristán (2013, 2017), Goodson (2008) e
Macedo et al (2004). Alinhada ao pensamento sistêmico a pesquisa de cunho
qualitativo teve como método a Bricolagem que compreende a pesquisa como uma
experiência complexa, que proporciona a exploração dos relacionamentos que
conectam o objeto de investigação ao contexto no qual ele existe e tem o observador
como parte integrante do processo. A produção dos dados ocorreu na Rede Municipal
de Ensino de Santa Maria, em uma escola que atende desde a educação infantil até
os anos finais do ensino fundamental. Como sujeitos de pesquisa foram convidados
os professores de todas as disciplinas dos anos finais do ensino fundamental, a
coordenadora pedagógica e a professora de educação especial. Foram realizadas
entrevistas narrativas no início e no final do percurso investigativo, na entrevista inicial
tivemos nove participantes e nas finais, sete. Transcorreram quatro encontros
reflexivos que se constituíram em momentos formativos com a participação de sete
professores. Ocorreu a experiência prática de elaboração e desenvolvimento de um
plano de aula pautado nos princípios do DUA, na qual participaram dois professores.
A produção de dados ocorrida através de diferentes instrumentos resultou em informações relevantes e potentes para a construção das articulações entre as
realidades observadas. Para tal foram construídos três eixos analíticos: “A
constituição das práticas pedagógicas e o currículo escolar”, “Movimentos na prática
pedagógica a partir dos princípios do DUA e da Pedagogia Diferenciada” e
“Ressignificando as práticas pedagógicas”. Ao final da investigação destaca-se a
possibilidade da ressignificação das práticas pedagógicas dos professores dos anos
finais do ensino fundamental com o objetivo de que sejam democráticas e acessíveis
quando pautadas na Pedagogia Diferenciada e no Desenho Universal para a
Aprendizagem.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: