O estágio supervisionado como espaço formativo do professor que ensina matemática
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Data
2023-08-22Primeiro coorientador
Silva, Sandra Aparecida Fraga da
Primeiro membro da banca
Passos, Carmen Lúcia Brancaglion
Segundo membro da banca
Leão, Débora Ortiz de
Terceiro membro da banca
Borowsky, Halana Garcez
Quarto membro da banca
Leite, Priscila de Souza Chisté
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa situa-se no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
Matemática (GEPEMat), com preocupações voltadas à formação de professores,
vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa
Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM). Ao tratar de aspectos que envolvem desenvolvimento humano e
aprendizagem docente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos na Teoria HistóricoCultural -THC (Vygotski) e Teoria da Atividade – TA (Leontiev). Em relação a formação
de futuros professores, as contribuições partem de autores que articulam as propostas
presentes nesta linha teórica. Tem como objetivo geral compreender relações entre o
estágio supervisionado e a aprendizagem do futuro professor que ensina matemática
nos Anos Iniciais. A produção de dados aconteceu em duas etapas, sendo elas: 1)
Entrevistas com a professoras que ministram aulas no curso de Pedagogia
Diurno/UFSM; 2) Pesquisa documental de análise dos relatórios de estágio de
egressos do curso de Pedagogia/UFSM. Como sistematização e análise dos dados
coletados, foram utilizados a proposta de isolado conceituado por Caraça (1963) e
episódios, desenvolvido por Moura (2004). A análise dos dados permitiu a
organização em três isolados: 1) O Movimento inicial: primeiros passos; 2)
Aproximações com a realidade na inserção no contexto da escola; 3) As ações de
ensino de Matemática no estágio: o que os relatórios revelam. Os dados produzidos
a partir da análise dos relatórios de estágio, permitiram evidenciar que: as primeiras
ações dos acadêmicos ao chegarem no estágio supervisionado constituem um
movimento mobilizador da aprendizagem de ser professor, aproximando-os da
atividade de ensino ao possibilitar a apropriação de conhecimentos necessários para
que consigam organizar sua prática docente; que o estágio, enquanto parte essencial
da formação do futuro professor, está permeado de elementos que permitem a
transição de maneira efetiva de acadêmico para professor, que podem levar o ensino
a constituir-se como atividade, aproximando-o do conhecimento para a docência; e
que durante o estágio, a atividade. Tais evidências possibilitam defender a tese de
que o estágio é um processo de extrema relevância na formação do futuro professor,
e que, apesar do seu desenvolvimento, descrito nos relatórios, revelar fragilidades no
que se refere à relação com o conhecimento matemático, destaca-se a relevância da
aquisição de conhecimentos nas disciplinas referentes a esta área durante o curso de
Pedagogia.
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