Aplicação de game learning analytics em um jogo educacional
Resumo
A utilização de tecnologias educacionais avançadas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem tem se tornado cada vez mais relevante. Com isso, o aumento da adoção de jogos na educação, gerando um forte aumento no número de dados e, consequentemente, a busca constante por ferramentas que auxiliem na compreensão desses dados, tanto por parte do professor quanto do próprio aluno, faz com que um campo emergente chamado Game Learning Analytics (GLA) ganhe cada vez mais força. As ações registradas por esses jogos ou plataformas gamificadas, que antes eram substancialmente ignoradas, agora, quando manipuladas e analisadas, geram relatórios que servem para traçar perfis, estratégias pedagógicas e promover melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. A proposta deste trabalho é enriquecer o processo educativo por meio da aplicação de GLA no jogo educacional existente chamado Lumni, um quiz interativo desenvolvido para estudantes de Engenharia de Software. Por meio da coleta e análise de dados gerados pelas interações dos alunos com o jogo, o objetivo é fornecer insights valiosos por meio de uma experiência mais visual acerca do nível de aprendizagem para educadores e alunos, permitindo a identificação de padrões de engajamento, a calibração adequada da dificuldade das questões, a personalização das estratégias de ensino e aprendizagem, bem como a otimização do tempo de estudo e o planejamento eficaz de atividades educacionais. Para atingir este objetivo, foi necessário revisar o código implementando melhorias, definir os indicadores e dados a serem coletados, estabelecer a estrutura do dashboard e realizar a implementação e integração de GLA e da visualização de dados. O produto final permite ao usuário a visualização de dados mais detalhados sobre as perguntas registradas e respondidas, a relação de acertos e erros, o tempo médio de resposta e os níveis de dificuldade, seu desempenho no jogo e sua disponibilidade baseada no número de acessos por dia da semana, além da possibilidade de filtragem por aluno, tema ou pergunta. As avaliações de aceitação e usabilidade demonstraram uma forte aprovação tanto do jogo quanto do dashboard pelos usuários. Os resultados destacaram a identificação de áreas de melhoria do conhecimento, o reforço do aprendizado sobre os tópicos abordados em sala de aula, a clareza nas interações e o feedback em tempo real. O sistema foi considerado funcional e bem aceito, com uma percepção positiva em termos de facilidade de uso, integração, consistência e confiança.
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