Diretrizes estratégicas para MPEs: uma proposta para uma empresa do setor varejista de bebidas
Abstract
A necessidade de formulação de diretrizes estratégicas através da formalização de metas de
curto, médio e longo prazos são atividades muito utilizadas pelas organizações. Nesse sentido, tanto
as grandes empresas como as Micro e Pequenas Empresas podem utilizar-se dessa ferramenta a fim
de corrigir processos, definir novas metas, traçar novos objetivos para manter-se no mercado,
principalmente em momentos que ocorra algum evento que afete a economia de um país, como é o
caso agora motivado pela pandemia Covid-19. De acordo com essas premissas esse trabalho objetivou
elaborar e sugerir estratégias competitivas para a empresa Chopp Gauchão, localizada em Palmeira
das Missões/RS. Para isso utilizou-se de pesquisa de campo junto a seus clientes escolhidos,
caracterizando-se dessa forma como um estudo de caso com características quali-quantitativa, pois
investigou um fenômeno de situação real da empresa Chopp do Gauchão através da coleta de
informações obtidas na aplicação de um questionário, cujo o objetivo foi o de identificar o nível de
satisfação dos mesmos com relação ao atendimento e qualidade dos produtos adquiridos. Esses
resultados foram tabulados e transformados em números (percentuais) e analisados qualitativamente.
Os resultados da pesquisa indicaram que deve ser melhorada a forma de divulgação, bem como a
realização de promoções. Também se percebeu pelos respondentes que a empresa possui um ótimo
atendimento, que o produto vendido é de boa qualidade, além do destaque do preço ser acessível. O
trabalho encerra com a sugestão de diretrizes estratégicas para os gestores aplicarem na empresa.
Collections
- TCC Administração - PM [165]
The following license files are associated with this item: