A infância pelas vozes e gestos das crianças na EMEI Eufrázia Pengo Lorensi, Santa Maria/RS
Fecha
2024-07-24Primeiro membro da banca
Martins Filho, Altino José
Segundo membro da banca
Gallina, Simone Freitas da Silva
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria está vinculado à Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces e tem como tema “as infâncias, as práticas educativas na Educação Infantil na EMEI Eufrázia Pengo Lorensi e suas potencialidades”. O problema de pesquisa questionou de que modos as práticas educativas têm as crianças como centro do processo pedagógico de modo a garantir o seu protagonismo? E teve como objetivo principal analisar de que modos as práticas educativas na Educação Infantil consideram as crianças e o seu protagonismo como centro do processo pedagógico, tendo as suas próprias linguagens e expressões como elementos de análise. Buscando alcançar o objetivo geral, a pesquisa transitou por três objetivos específicos, sendo eles: 1) reconhecer a presença dos conceitos de infância e criança nas políticas públicas para a Educação Infantil e seu alinhamento com a documentação da EMEI Eufrázia Pengo Lorensi; 2) identificar se existe o protagonismo das crianças durante as práticas educativas na EMEI Eufrázia Pengo Lorensi; 3) analisar de que forma as crianças ressignificam os espaços pensados e organizados pela professora para o desenvolvimento das práticas educativas. A pesquisa é, portanto, narrativa, qualitativa, de cunho etnográfico e com crianças (CORSARO, 2009, 2011), em um exercício de escutar, ver e interpretar as vozes e gestos das crianças da turma de pré-escola B, turno da tarde, para visibilizar as infâncias. Os dados foram produzidos através de observação e escuta, descrição densa em diário de campo, registros fotográficos e fílmicos, considerando os aspectos éticos da pesquisa com crianças, conforme sustenta Barbosa (2014). Para permear as reflexões e discussões, buscou-se dialogar com o campo da sociologia da infância a partir de Corsaro (2009), Christensen e James (2005), pedagogia da infância a partir de Barbosa (2007, 2009, 2014), Faria (2005, 2011), Martins Filho (2020), Rinaldi (2020), Fortunati (2014), entre outros e outras. Espera-se que a pesquisa possibilite discutir acerca das políticas para a Educação Infantil, em especial a partir de sua documentação, e possivelmente viabilize a construção de novos olhares e reflexões sobre as práticas educativas na Educação Infantil, a valorização das culturas infantis e do protagonismo das crianças no espaço escolar.
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