Educação permanente em saúde para assistência a adultos com hipertensão arterial: revisão de escopo
Fecha
2024-01-24Primeiro coorientador
Weiller, Teresinha Heck
Primeiro membro da banca
Oliveira , Marcia Aparecida Ferreira de
Segundo membro da banca
Possa , Lisiane Bôer
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Objetivo: caracterizar estudos acerca da educação permanente em saúde na assistência a adultos
com hipertensão arterial. Método: consiste em uma revisão de escopo, iniciada com o desenvolvimento
de um protocolo, utilizando-se como base as orientações do Joanna Briggs Institute e registrado na
plataforma Open Science Framework. A questão da revisão foi: como a educação permanente em saúde
tem sido caracterizada na assistência à saúde aos adultos com Hipertensão Arterial? Foram incluídos
estudos primários, de abordagens qualitativa, quantitativa ou mista, em qualquer idioma. Os critérios de
exclusão foram estudos que não atendem ao objetivo da revisão e os incompletos/indisponíveis nas bases
de dados. Não foi estabelecido recorte temporal. A busca foi realizada nas fontes de dados
Medline/Pubmed, Scopus e LIlacs, de julho a outubro de 2023. Para o gerenciamento das referências,
foi utilizado o software Mendeley. Os dados foram submetidos a codificação e análise de conteúdo. A
amostra foi composta por 13 artigos, predominantemente publicados em inglês e português no período
de 1985 a 2021. Os estudos foram desenvolvidos no Brasil, majoritariamente, Estados Unidos da
América, França e Itália. O cenário predominante foi a Atenção Primária à Saúde. A maioria dos
participantes envolvidos foi a equipe de enfermagem e médicos. Os temas abordados nos estudos foram
a técnica de verificação da pressão arterial, avaliação de programas de hipertensão, avaliação de
processos educativos para a conduta dos profissionais com pacientes com a doença. Considera-se que
há poucas pesquisas que abordam a educação permanente com o tema da Hipertensão Arterial, sendo
uma estratégia relevante para a integração ensino-serviço e tem potencial para a aprendizagem
significativa no Sistema Único de Saúde.
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