Metodologias ativas na construção de espaços para o ensino público infanto juvenil em Cachoeira do Sul
Fecha
2023-12-06Autor
Marchesan, Juliana Maria Zancan
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A educação é o primeiro contato do ser humano com o mundo e sua importância está
atrelada ao ambiente de ensino. Uma boa arquitetura escolar é projetada visando
cada particularidade de seus usuários, assim, potencializando seu desenvolvimento e
aprendizagem. Em Cachoeira do Sul, de acordo com os dados levantados através da
prefeitura do município, as vagas disponibilizadas pelas escolas infantis existentes
não são suficientes para suprir a demanda, assim, ocasionando uma longa lista de
espera, e, ainda, a infraestrutura infantil existente, em muitos casos em edificações
adaptadas, limita a exploração dos espaços, elemento importante para o
desenvolvimento infantil. Essa visão de pensar em ambientes que objetivem a
liberdade, autonomia e relações pessoais está ligado às metodologias ativas que
interligadas com a elaboração de estruturas compatíveis propicia um ensino de
qualidade. Ademais, tem-se a importância da continuidade desse ensino enquanto
desenvolvimento do ser humano. Assim, através dessa pesquisa sobre as
metodologias Montesssori e Construtivista busca-se obter o embasamento necessário
para o desenvolvimento do partido arquitetônico de uma escola de educação infantil e
fundamental na cidade de Cachoeira do Sul. Como método foi realizado o contato com a
prefeitura do município, pesquisas e levantamentos na literatura, estudos de referência e
visitas técnicas, buscando elaborar diretrizes e conduzir o projeto de acordo com as
necessidades dos dois ensinos e metodologias.
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