O ciclo investigativo na promoção do letramento estatístico: um estudo com estudantes do 9º ano do ensino fundamental
View/ Open
Date
2024-06-18Primeiro membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Segundo membro da banca
Jacobi, Luciane Flores
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar indícios de Letramento Estatístico
em estudantes a partir de propostas didáticas fundamentadas no Ciclo Investigativo. Visando
alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico apresentando um
mapeamento por meio de investigações a partir de teses e dissertações relacionadas ao ensino
de Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Educação Básica, no período de 2012-
2022, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações. Com o intuito de detectar e conhecer as investigações realizadas envolvendo esta
temática, foram estabelecidas aproximações e distanciamentos nas pesquisas mapeadas. O
referencial teórico referente ao ensino de Estatística apoia-se seguindo as concepções definidas
por Gal (2002), bem como pelo Ciclo Investigativo proposto por Wild e Pfannkuch (1999), com
o modelo PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão). Foram consideradas
as informações relevantes para o ensino de Estatística na Educação Básica, proposto na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasil, (2018) e no Guidelines for Assessment and
Instruction in Statistics Education (GAISE), Franklin et al. (2005) e Bargagliotti et al. (2020) e
sobre a Educação Matemática Crítica proposta por Skovsmose (2017) e Alro e Skovsmose
(2007). Com a intenção de desenvolver, implementar e avaliar propostas didáticas
fundamentadas no Ciclo Investigativo que visam promover o Letramento Estatístico de
estudantes foi desenvolvida, no ano de 2023, uma pesquisa de estudo de caso, em uma turma
de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Professora
Cléia Salete Dalberto, situada no município de Tenente Portela, Rio Grande do Sul. Desse
modo, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, a partir de propostas
didáticas fundamentadas no Ciclo Investigativo. Assim, o estudo dispõe-se a responder a
seguinte problemática: Quais contribuições as propostas didáticas, fundamentadas no Ciclo
Investigativo, proporcionam a estudantes no desenvolvimento do Letramento Estatístico? Para
responder a esse questionamento, foram analisadas as produções de vinte e três estudantes,
norteadas pelos níveis de Letramento Estatístico proposto pelas pesquisadoras Watson e
Callighman (2003). Os resultados do Pré-Teste apontaram baixos índices de Letramento
Estatístico em todas as questões analisadas, sendo que o maior percentual de estudantes foi
categorizado no nível Idiossincrático. O maior percentual encontrado no Pós-Teste foi de 87 %,
na categoria Inconsistente. Nesse contexto, acreditamos que através de um cenário
investigativo, os estudantes ampliaram seus conhecimentos relativos ao ensino de Estatística
nos Anos Finais do Ensino Fundamenta
Collections
The following license files are associated with this item: