A comunicação não violenta como potencial ferramenta de mediação de conflitos: o caso das secretarias integradas da UFSM
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Data
2024-07-19Autor
Barrozo, Cris Pinheiro Corrêa
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O presente artigo tem por objetivo analisar o conhecimento dos gestores envolvidos em um processo de reestruturação administrativa quanto à potencial utilização da Comunicação Não Violenta (CNV) como ferramenta de gestão de pessoas; bem como a sua necessidade de capacitação para administrar conflitos internos de suas equipes, visando a melhoria do clima organizacional nos setores públicos, objetivando qualidade nos serviços prestados ao usuário.
Para tal, desenvolveu-se um estudo exploratório de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com servidores no cargo de gestão do Centro de Educação da UFSM. O método utilizado foi a análise de conteúdo, apoiando-se em procedimentos interpretativos e resgatando o problema da pesquisa. Após a análise dos dados foi possível inferir que os entrevistados entendem a CNV como uma ferramenta de gestão, importante na capacitação de gestores na resolução dos conflitos. mostrando-se favoráveis a buscar e incentivar treinamento para a equipe de servidores das secretarias, visando a melhoria do clima organizacional nos setores públicos, objetivando qualidade nos serviços prestados.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [343]
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