Ensino de paleontologia: estratégias para alfabetização científica nos anos iniciais
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Fecha
2024-08-16Primeiro membro da banca
Scheid, Neusa Maria John
Segundo membro da banca
Gonçalves, Rafaelle Ribeiro
Terceiro membro da banca
Güllich, Roque Ismael da Costa
Quarto membro da banca
Sepel, Lenira Maria Nunes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Ciência nos Anos Iniciais é de grande importância para a formação de um aluno crítico e consciente das transformações científicas e tecnológicas pelas quais passa o mundo, dessa maneira, a Alfabetização Científica (AC) é um processo em constante construção, no qual, o Ensino precisa basear-se em um currículo diferenciado que proporcione um Ensino de Ciências mais significativo e que desencadeia mais tarde um conhecimento científico. Diante deste contexto, o problema desta pesquisa é investigar como a abordagem da temática de Paleontologia nos Anos Iniciais pode contribuir para a Alfabetização Científica. A metodologia caracteriza-se por ter uma abordagem qualitativa, com enfoque de investigação via estudo de caso, cujo instrumento de coleta dos dados prévios, foram organizados em um questionário que continha no total 11 questões, sendo duas (2) decorrentes de imagens classificadas como abertas e nove (9) questões mistas, classificadas como abertas e fechadas, cuja finalidade era trazer a visão dos alunos em relação à Paleontologia, desenvolvido a 60 alunos de duas (2) turmas do 3º Ano e duas (2) turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental, nas escolas participantes. Para a análise dos dados foi utilizado a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011), por intermédio das etapas: pré-análise; exploração do material e o tratamento dos resultados; a inferência e a interpretação. Como resultados preliminares, desencadeou dois (2) artigos e um (1) manuscrito: “O Ensino de Paleontologia nos Anos Iniciais: explorando o imaginário infantil por meio de imagens”, “Paleontologia, Paleontólogos e Fósseis: quem me contou sobre isso?”, e “Alfabetização Científica a partir das concepções prévias de alunos de terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental em relação à Fóssil” que levaram a refletir como conclusão que as crianças tendem a associar a Paleontologia com a descoberta e escavações de fósseis, e que muitas vezes não possuem a compreensão do processo e interpretação dos dados obtidos a partir dos fósseis. Ainda, que elas têm concepções reducionistas ou até equivocadas sobre o tema, como a ideia de que todos os dinossauros foram extintos ao mesmo tempo, ou que os fósseis são apenas ossos antigos, sem fazer conexão com a formação dos fósseis. Ficou evidenciado que, após a SD, ocorreu um aumento nos indicadores de AC, apontando que os alunos estão no processo de AC, visto que as situações exigiram que eles recorressem às suas concepções prévias sobre Paleontologia e assimilassem os novos conceitos científicos trabalhados, interagindo e expressando suas posições e soluções, fortalecendo o conhecimento. Por fim, os resultados desta pesquisa demonstram a necessidade de uma formação continuada para os professores, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreensão científica mais sólida e crítica. À medida que avançamos na implementação de estratégias pedagógicas inovadoras, como as relacionadas à paleontologia, podemos abrir caminhos para uma educação mais abrangente e transformadora. Isso prepara os estudantes para enfrentar desafios e compreender o mundo de maneira mais profunda e conectada.
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