A consolidação da educação profissional e tecnológica e a construção da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico
View/ Open
Date
2024-06-11Primeiro coorientador
Santos , Leila Maria Araújo
Primeiro membro da banca
Souza, Zilmar Rodrigues de
Segundo membro da banca
Bolzan, Moacir
Metadata
Show full item recordAbstract
O trabalho fundamenta-se na abordagem do estudo da carreira do Ensino Básico
Técnico e Tecnológico a partir de uma visão histórica e legal, para tanto foi efetuado
uma revisão histórica do caminho legal da educação, na visão das Constituições
Federais e legislações especiais, bem como a trajetória pela qual passaram os
professores que desempenham seu trabalho no Ensino Profissional e Tecnológico
também em abrangência legal e jurisprudencial. A presente pesquisa busca evidenciar
sobre os aspectos legais e jurídicos dos docentes do EBTT, e na mesma oportunidade
busca efetivar um material que contribua para o esclarecimento de aspectos
relacionados ao âmbito profissional e laboral destes professores. O tema a ser
apresentado como proposta de pesquisa pretende possibilitar a pesquisadora estudar
e conhecer melhor a temática referente à trajetória histórica e legal da carreira e do
trabalho dos professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, respeitando os
contornos que estruturam a carreira docente do EBTT a fim de colaborar com o
público-alvo deste estudo. O trabalho teve como problema de pesquisa descobrir
como é realizada a apresentação e interpretação da carreira do Ensino Básico,
Técnico e Tecnológico (EBTT) e quais são suas consequências práticas nas situações
que a envolvem? De forma especifica o trabalho procurou inicialmente descrever o
cenário histórico-político da educação profissional, estudar as legislações e conteúdos
legais práticos e doutrinários a respeito da carreira do magistério do EBTT e por fim
elaborar um material interpretativo sobre o tema, que agregue melhor clareza e
compreensão sobre a carreira docente do magistério federal em termos legais e
práticos. Na estruturação e pesquisa verificou-se a importância construir um material
que possa agrar em razão dos contrapontos existente em razão da posição docente
na carreira que se encontram os professores que atuam no ensino técnico e
tecnológico, uma vez que por poderem estar à frente da graduação e do ensino médio
na educação básica, alguns contrapontos sempre são levantados entre direitos e
responsabilidades.
Collections
The following license files are associated with this item: