Website para a promoção da adesão ao tratamento antirretroviral de adultos que vivem com HIV: avaliação pelo público-alvo
Fecha
2024-03-18Primeiro coorientador
Primeira, Marcelo Ribeiro
Primeiro membro da banca
Albarracin, Daniel Gonzalo Eslava
Segundo membro da banca
Kleinübing, Raquel Einloft
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Introdução: estima-se que ao final de 2022, cerca de 37,5 milhões de adultos viviam
com o Vírus da Imunodeficiência Humana no mundo, e cerca de 29,8 milhões de
pessoas tinham acesso à terapia antirretroviral no mesmo período. Entendendo que o
acesso aos medicamentos não é determinante para a adesão ao tratamento, a
Organização Mundial da Saúde recomenda a utilização de intervenções não
farmacológicas para a promoção da adesão. Essa estratégia deve considerar a
realidade situacional do local em que se pretende implementá-la e o público-alvo a ser
acessado. Objetivo: avaliar tecnologia cuidativo-educacional do tipo website, para
promoção da adesão ao tratamento antirretroviral para o Vírus da Imunodeficiência
Humana pelo público-alvo de adultos. Método: estudo metodológico, desenvolvido a
partir do Modelo Teórico e Conceitual de Tradução do Conhecimento em Ação,
contemplando a etapa de criação de um website e avaliação pelo público-alvo. A etapa
de criação foi realizada em parceria do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das
Pessoas, Famílias e Sociedade com o Programa de Educação Tutorial – Ciência da
Computação, ambos da Universidade Federal de Santa Maria. Para a etapa de
avaliação pelo público-alvo, foram realizadas entrevistas coletivas e individuais que
ocorreram no Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e
Aconselhamento em Infecções Sexualmente Transmissíveis, utilizando um
questionário para coleta dos dados sociodemográficos, e o Instrumento de Avaliação
de Tecnologia Assistiva para avaliar os atributos do website. As entrevistas foram
realizadas no período de julho a setembro de 2023, e contaram com a participação de
oito adultos que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana. Resultados: dentro
da fase de criação obteve-se um website para a promoção da adesão ao tratamento
antirretroviral de adultos que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana. Na
etapa de avaliação pelo público-alvo foram incluídas informações e realizados ajustes
no layout inicialmente apresentado, como deixar mais discretos os títulos e alteração
em cores. Quanto à avaliação global pelo instrumento utilizado, o website alcançou a
média de 1,88, sendo considerado adequado ao público-alvo. Considerações finais:
o website poderá ser utilizado por adultos que vivem com Vírus da Imunodeficiência
Humana. Como contribuições na esfera assistencial ou do cuidado, cita-se a facilidade
ao consultar as informações no website, por tratar-se de uma ferramenta no formato
digital com acesso gratuito. Além disso, incorporação de informações seguras e
confiáveis em ferramentas disponíveis para a população e profissionais da saúde
contribui no âmbito da educação em saúde.
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