Atuação do conselho escolar na gestão democrática da EMEF Profª Luciana Pedroni, Caieiras/SP
Resumo
O presente trabalho aborda a percepção da comunidade escolar acerca da gestão
democrática e a atuação do Conselho Escolar da escola pública municipal, localizada
em Caieiras, São Paulo. A partir dos questionamentos: Qual a percepção da
comunidade escolar a respeito da gestão democrática? Como deve atuar o conselho
escolar na perspectiva da comunidade escolar? Esta pesquisa teve como objetivo
geral investigar a efetivação da gestão democrática através do conselho escolar de
uma escola pública. Para tanto, os objetivos específicos foram assim definidos:
verificar a percepção sobre gestão democrática pela comunidade escolar; conhecer a
atuação do Conselho Escolar na gestão escolar; verificar o conhecimento da
comunidade escolar a respeito da convocação do Conselho Escolar e identificar a
forma de participação da comunidade escolar. Este estudo assumiu um caráter
qualitativo em relação ao levantamento e trato dos dados. A coleta de dados ocorreu
através de entrevistas e questionários, com questões fechadas, propostas aos grupos
da comunidade escolar. Os dados foram analisados qualitativamente através do
procedimento de análise de conteúdo. Acredita-se que este estudo contribui como
fomento para o desenvolvimento de ações e práticas visando ampliar a participação
da comunidade escolar em colegiados e processos de tomada de decisões, podendo
auxiliar no delineamento de estratégias que tornem relevante o papel do Conselho
Escolar, bem como criar condições para participação e inclusão de pautas pela
comunidade escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
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