Experiência no metaverso: impacto na relação consumidor-marca
Fecha
2024-09-10Primeiro coorientador
Glasenapp, Sirlei
Primeiro membro da banca
Brandão, Amélia Maria Pinto Da Cunha
Segundo membro da banca
Corso, Kathiane Benedetti
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O metaverso não é mais um conceito futurista, estando presente em diversas
atividades online. Trata-se de um contexto em que as pessoas estão experimentando
novas formas de interação, tanto em conteúdo quanto com novos contatos com as
marcas. Esta dissertação busca analisar as influências da experiência do consumidor
no metaverso nas relações consumidor-marca e como o valor de marca modera essas
relações. Inicialmente, foi realizada uma revisão nos moldes de TCCM, focando no
contexto metaverso e sua relação com o marketing para compreender as
oportunidades envolvendo marketing e o metaverso. Após, realizou-se uma pesquisa
descritiva, via survey online com os usuários do contexto metaverso Fortnite,
buscando dados quantitativos que possibilitem uma maior compreensão das
problemáticas estudadas. Os dados coletados foram analisados via PLS-SEM (Partial
Least Squares Structural Equation Modelling). Foram identificados impactos positivos
da experiência com a marca no metaverso, tanto no engajamento quanto na lealdade
de marca, e do engajamento com alealdade de marca. Ao mesmo tempo, não foi
possível analisar se o valor de marca modera as relações entre experiência com a
marca e engajamento do consumidor em redes sociais, ou experiência com a marca
e lealdade de marca, sendo assim recomendados novos estudos que identifiquem
essas relações e expandam as pesquisas relacionadas a essa temática e ao
metaverso.
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