Um olhar para manifestações matemáticas de crianças pequenas em situações de jogo na educação infantil
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Date
2024-10-22Primeiro membro da banca
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Segundo membro da banca
Oliveira, Helena Dória Lucas de
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Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de PósGraduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa
Maria e parte de inquietações que surgiram ao longo da trajetória profissional desta
pesquisadora ao trabalhar com Matemática no contexto da Educação Infantil. A investigação
foi desenvolvida a partir do olhar para as manifestações das crianças, nos momentos de
exploração do conhecimento matemático, provocados intencionalmente, e foi movida pela
questão: de que forma crianças de quatro a cinco anos e 11 meses manifestam conhecimentos
relacionados aos processos mentais de correspondência, comparação e classificação em
situações de jogo? Para compreender melhor esses processos, o objetivo geral da pesquisa
consistiu em investigar manifestações de crianças de quatro a cinco anos e 11 meses
relacionadas aos processos mentais de correspondência, comparação e classificação em
situações de jogo. Nesse contexto, foi idealizado e produzido um jogo pedagógico denominado
“Desvendando os Segredos da Minifazenda”, de modo a permitir potencializar e analisar as
manifestações das crianças a partir de dez aulas, que foram utilizadas para seu desenvolvimento.
A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa e evidencia as interações das crianças em
situações intencionais e de jogo, por meio de dados produzidos e registrados em observação,
videogravação dos diálogos/intervenções, fotos e registros gráficos das crianças. A partir da
análise dos dados, a pesquisa evidenciou que as manifestações das crianças podem indicar
aprendizagens decorrentes das situações intencionais vinculadas ao jogo, uma vez que
explicitam conhecimentos relacionados a diferentes aspectos dos processos mentais de
correspondência, comparação e classificação. Além disso, destaca-se a possibilidade de realizar
práticas pedagógicas com intencionalidade, enfatizando a importância da criação de ambientes
e situações de jogo que partem dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural como modo de
aproximar as crianças de conhecimentos matemáticos.
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