Práticas avaliativas e a aprendizagem significativa nos anos finais do ensino fundamental, nas escolas municipais da sede do município de São Sepé/RS
Visualizar/ Abrir
Data
2024-09-13Autor
Becker, Carolina Bitencourt
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa investigou como os Coordenadores Pedagógicos dos Anos Finais das Escolas Municipais da sede do Município de São Sepé, concebem e vivenciam as práticas avaliativas e a aprendizagem significativa. A atuação da Gestão Escolar exige dos Coordenadores estudo e análise constante da sua prática. Dessa forma, analisando o questionário, as dificuldades encontradas para que a Escola alcance aprendizagens significativas com os seus alunos começa pelo desconhecimento dessa teoria cognitiva. Percebemos que a aprendizagem significativa é vista entre os sujeitos como aquela que compreende o aluno em todo o seu contexto de vida, de forma que o ensino e as avaliações se aproximem da realidade do aluno. Todos referenciam a importância do diálogo com os professores, para a busca de melhores condições de aprendizagem e como meio de superar as dificuldades. Em relação a concepção de avaliação, os Coordenadores a percebem como um processo de construção contínua, diagnóstica, levando em consideração a formação integral do aluno, utilizando diversos instrumentos e não supervalorizando a prova. Para que as práticas avaliativas sirvam a fim de construir aprendizagens significativas elas precisam ser contínuas, respeitando a individualidade de cada aluno. É significativo a crítica dos Coordenadores às avaliações externas. Isso, em decorrência destas avaliações não atenderem as necessidades individuais dos alunos e buscarem uma padronização de ensino e aprendizagem. Entre os muitos desafios encontrados pelos Coordenadores, as práticas avaliativas e a construção de aprendizagens significativas se apresentam como uma temática que deve ser constantemente analisada e problematizada entre os mais diferentes componentes curriculares.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [996]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: