Impacto da massa de um pulverizador montado sobre o equilíbrio operacional de um trator agrícola
Abstract
O trator agrícola é o equipamento que apresenta a maior aptidão e versatilidade para realizar
boa parte das atividades necessárias dentro de uma propriedade rural. Cada atividade em
particular, exigirá a potência gerada pelo trator de diferentes formas, sendo necessária a
adequação do mesmo para esta que será realizada. É necessário a adequação da massa do trator
com a adição ou remoção de lastro sobre os eixos e/ou de água nos pneus e pressão dos pneus,
visando sempre extrair o máximo que o trator pode entregar dentro de limites de segurança e
condições adequadas do equipamento. Implementos acoplados ao engate de três pontos
proporcionam características de transferência de peso específicas em relação às outras formas
de engate. Este tipo de engate possibilita a variação da altura do implemento em relação ao solo
por meio de um sistema hidráulico. Logo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o equilíbrio
operacional de um trator agrícola em função da massa de um implemento engatado no sistema
hidráulico de três pontos e distintas pressões dos pneus do trator. Foram analisadas as relações
e efeitos entre a massa de um implemento engatado no sistema de levante hidráulico de três
pontos e diferentes pressões internas dos pneus na distribuição de massa entre os eixos do trator,
na área de contato dos pneus, no avanço cinemático e no deslocamento horizontal do centro de
gravidade. A configuração do experimento foi composta pelos seguintes fatores: massa do
implemento (1150, 850, 550 kg), pressão dos pneus (151,685, 165,474, 179,264, 193,053 kPa).
Para a avaliação dos 12 tratamentos foi utilizado o delineamento experimental de blocos
inteiramente casualizados provenientes da combinação dos níveis dos fatores estudados,
resultando em um fatorial 3x4. Foram realizadas 5 repetições por tratamento para as variáveis,
com exceção da área de contato dos pneus. A massa do implemento montado no trator impactou
na distribuição de massa sobre os eixos, saindo de 60%-40% para aproximadamente 90%-10%,
gerando uma condição insegura. Embora a pressão dos pneus influencie o avanço, ela deve ser
ajustada conforme a massa nos eixos. Mesmo atendendo à norma ISO/TC 22 - Road vehicles,
a distribuição de massa entre os eixos pode comprometer a segurança do operador e a
integridade do conjunto. O centro de gravidade deslocado, que variou cerca de 21%, para o eixo
traseiro eleva o eixo dianteiro, diminuindo a área de contato dos pneus dianteiros. Com menor
massa do implemento, a área de contato dos pneus traseiros também diminui. O avanço
cinemático do trator é afetado pela massa devido ao maior esforço das rodas motrizes e variou
de 4 a 8%. Com isso, a atenção sobre a distribuição de massa do conjunto e da pressão dos
pneus deve ser redobrada, pois afeta diretamente as condições da operação.
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