Cobasi em Crise: Posicionamento da Empresa Diante do Problema Enfrentado pela Loja de Porto Alegre Durante as Enchentes no RS em Maio de 2024.
Resumen
Esta pesquisa tem como temática estudar a crise e sua gestão nas organizações. Tem como objeto de estudo, a rede de lojas, Cobasi, que enfrentou uma crise ocasionada pelas cheias que atingiram o RS no mês de maio de 2024. Sua problemática se dá a partir da pergunta: como a Cobasi se posicionou frente à crise ocasionada pela enchente e às críticas recebidas seu Instagram? Com isso, o objetivo geral é identificar o posicionamento durante a crise que atingiu a empresa durante as cheias que ocorreram no RS, no mês de maio deste ano. Sua metodologia se dá pela pesquisa bibliográfica nas temáticas de comunicação organizacional, construção da identidade, posicionamento, imagem e reputação, conceito e gestão de crise, estratégias de gestão de crise, comunicação de crise e crise nas redes sociais. A coleta de dados se deu pela coleta online do mapeamento jornalístico do final de abril até agosto, do site oficial da loja e pela rede social, Instagram, e a análise foi feita pela metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). Ao final, identificamos que a empresa utilizou o silêncio para se comunicar em sua rede social, com postagens mais mercadológicas, adotando uma estratégia que leva a omissão e a não transparência com o seu público.
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