Avaliação do impacto da moradia estudantil nas variáveis de desempenho, permanência, retenção e evasão dos discentes da Universidade Federal de Santa Maria
Data
2024-11-22Primeiro membro da banca
Bender Filho, Reisoli
Segundo membro da banca
Barros, Thiago Antônio Beuron Corrêa de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Programa de Moradia Universitária no Brasil encontra-se inserido na Política Nacional de
Assistência Estudantil e visa melhorar o desempenho acadêmico e contribuir para a diplomação
dos estudantes de nível superior, bem como promover condições de permanência para os
estudantes residentes, beneficiários do programa. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi
avaliar o impacto da moradia universitária no desempenho, permanência, retenção e evasão dos
moradores das Casas do Estudante Universitário (CEU) da Universidade Federal de Santa
Maria. Através de relatórios fornecidos pelo Sistema de Informações para o Ensino (SIE)
comparou-se os dois grupos de estudantes assistidos pelo Programa de Benefício
Socioeconômico, numa pesquisa de abordagem quantitativa. A amostra incluiu um total de
4.710 estudantes: o grupo residente (tratamento) com 2.647 estudantes e o grupo de não
residentes (controle) com 2.063 estudantes. O impacto da Casa do Estudante Universitário foi
analisado por meio de três variáveis de resultados: média geral do estudante, percentual de
reprovações e abandono/evasão e as covariadas são relacionadas as características dos
estudantes, suas famílias e área do conhecimento. Os dados foram estimados por meio da
técnica de Pareamento com Score de Propensão (Propensy Score Matching). Os resultados
indicaram que, de modo geral,o fato do estudante morar na CEU aumenta o percentual de
reprovações podendo ter um efeito indireto sobre o tempo total e o atraso na conclusão do curso
de graduação e que a probabilidade de abandono/evasão é maior para os estudantes mais novos
que residem na CEU em comparação com estudantes mais velhos. Destarte, verificou-se que a
participação no programa de moradia não apresentou impacto estatisticamente significativo no
índice de desempenho acadêmico, comparado aos não residentes. Vislumbrando o futuro e
tendo em vista a escassez de pesquisas que tratem do tema em questão, é necessário ampliar e
aprofundar os estudos que abarquem a temática da moradia estudantil, bem como a
identificação da diversidade de fatores que afetam diretamente a permanência, evasão e
conclusão dos residentes. E por fim, reitera-se que apesar dos problemas apontados, e da
possível necessidade de reavaliar as contrapartidas exigidas para permanência no programa de
moradia estudantil, este representa, sem dúvidas, um mecanismo imprescindível para a
promoção da igualdade social sem o qual os estudantes em situação de vulnerabilidade social,
não teriam condições de permanecer no Ensino superior.
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