Exame Nacional do Ensino Médio: um estudo sobre a matemática financeira nas provas de matemática (1998-2023)
Fecha
2024-10-30Primeiro membro da banca
Romio, Leugim Corteze
Segundo membro da banca
Fajardo, Ricardo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo objetiva analisar conceitos, representações e situações presentes nas questões de
Matemática nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, adota-se
uma perspectiva qualitativa e se utiliza dos princípios da análise de conteúdo. Na pré-análise,
inicialmente, foram escolhidos os documentos, ou seja, os cadernos de cor amarela das provas
do Enem dos anos de 1998 até 2023. Na sequência, para a seleção das questões, foram
elencados 18 termos que possuem relação com a Matemática Financeira (MF) e atendem a
aspectos sociais, econômicos e financeiros. A fim de permitir flexões verbais e nominais
foram utilizados os prefixos: aplic, compr, consum, cust, descont, desp, financ, gast, invest,
juro, lucro, mens, pag, rend, rent, salar, valor e vend. Essas buscas totalizaram 383
ocorrências em 123 questões distintas, das quais apenas 15 pertencem ao Enem (1998-2008) e
as demais às provas de Matemática e suas Tecnologias do Novo Enem (2009-2023). Na
exploração do material foram elaboradas as categorias que emergiram por meio da
identificação de unidades de registro, elencadas ao reler os enunciados das 123 questões, de
modo a realizar uma codificação dos dados brutos por recorte, agregação e enumeração,
considerando três elementos: conceitos (fenômenos que caracterizam a compreensão e/ou
definição de algo no âmbito da matemática escolar), representações (registros mobilizados
nos enunciados e alternativas de respostas das questões) e situações (cenários nos quais os
problemas são contextualizados). Por fim, na última fase da análise de conteúdo, as 123
questões foram classificadas em 36 categorias agrupadas em relação aos três elementos. No
que tange aos conceitos foram constituídas oito categorias, sendo que 43,08% do total de
questões exploram operações elementares envolvem o sistema monetário sem uso de
porcentagem e que apenas 9,75% do total possuem uma maior associação com características
e assuntos de MF como juro simples, juro composto e sistemas de amortização. Em relação às
representações foram identificadas 12 categorias, sendo que todas elas contêm registros em
língua natural e numérico e apenas 39,83% do total de questões contêm exclusivamente estas
duas formas. Possuem também outros registros como gráficos (21,13%), tabelas (16,26%),
ícones (1,62%), expressões algébricas (13%) e figuras geométricas (3,25%), todas
acompanhadas com suas respectivas quantidades de questões. Ainda se aponta que seis
categorias salientam maior variação do ponto de vista das representações, pois cada uma
apresenta quatro registros distintos, porém possuem apenas uma questão classificada em cada,
reunindo ao todo 4,87% do total. No que se refere às situações, foram compostas 16
categorias, das quais 47,97% do total de questões abordam aspectos econômicos, 41,46%
envolvem aspectos financeiros e 10,57% ressaltam aspectos sociais; ainda se salienta que na
primeira a categoria que obteve a maior quantidade de questões foi “custo de um bem ou
serviço”, na segunda “acréscimo e desconto” e na terceira “remuneração salarial”.
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